Registro de pressão e registro de esfera: características e dicas de instalação

registro

Os registros são peças indispensáveis em qualquer instalação hidráulica por serem responsáveis por controlar ou bloquear o fluxo de água. Ou seja, é com essas peças que se abre e fecha o fluxo da rede hidráulica. Apesar de terem funções parecidas, existem diferentes tipos de registros para aplicações diferentes, como o de pressão e o de esfera.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

É importante saber qual o registro ideal para cada parte da instalação. Por isso, separamos aqui as principais características e as dicas de instalação desses dois tipos mais comuns.

Registro de pressão

A função do registro de pressão não é bloquear o fluxo de água, apenas controlar, reduzindo ou aumentando a vazão. Por isso, ele é utilizado na instalação de chuveiros, para regular o volume de água que sai durante o banho.

Na hora de instalar, é ideal que ele esteja em uma altura acessível, já que seu uso é diário e constante. No caso do registro de um chuveiro, por exemplo, ele deve estar a 1,10 m ou 1,20 m de distância do piso. Tome cuidado, também, para posicionar de forma correta o sentido do fluxo de abertura e fechamento, pois um erro nesse momento pode impossibilitar a passagem de água.

Registro de esfera

registro

registro de esfera, diferente do anterior, tem a função de bloquear totalmente a saída de água da tubulação, ou seja, só é utilizado totalmente fechado ou totalmente aberto. É o tipo de registro que deve ser utilizado na instalação de caixas d’água ou sistemas hidráulicos de piscinas, por ser mais resistente que os demais modelos.

Outro ponto importante sobre esse produto é que deve ser fechado sempre que houver necessidade de realizar manutenção ou limpeza na caixa d’água. E a manutenção no próprio registro deve ser realizada somente quando apresentar desgastes.

registro

Além do tradicional registro de esfera, a Krona possui em seu catálogo o Registro de Esfera Compacto Krona, que une tecnologia e alto desempenho. Entre as suas vantagens, estão:

  • encaixe perfeito das mãos;
  • setas de orientação de abertura e fechamento;
  • fácil instalação e manutenção;
  • mais segurança;
  • melhor ergonomia;
  • produzido em PVC o que lhe dá uma boa vida útil;
  • proteção contra acúmulo de poeira no manípulo;
  • o movimento de abertura e fechamento ocorre de forma suave sem grandes esforços.

 

Como escolher o registro certo

Como você viu, cada tipo de registro tem uma aplicação específica, por isso, a escolha da melhor opção para o seu sistema hidráulico vai depender da etapa e da finalidade da instalação:

  • se for para instalação de um chuveiro, por exemplo, o produto indicado é o registro de pressão, pois, como falamos, esse controla a vazão da água;
  • se for para a instalação de uma caixa d’água, o ideal é o registro de esfera compacto, que deve ser utilizado totalmente aberto ou fechado, nunca semiaberto, pois isso danifica as vedações;
  • se a instalação for em casa de máquinas de piscinas, recomendamos a instalação do registro esfera visto que ele dá a possibilidade de fazer futuras manutenções sem necessidade de cortar as tubulações.

Além disso, é importante considerar outros pontos ao escolher as peças que vai utilizar na sua obra ou reforma:

 

registro

 

Se você é lojista e ainda não possui os registros da Krona na sua loja, está na hora de incluir esses produtos de qualidade certificada no seu PDV. Clique aqui, entre em contato com a gente e ofereça sempre os melhores produtos hidráulicos aos seus clientes: os produtos da Krona, claro.

 

E se você é instalador ou cliente final, clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você e acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.