Tendências da construção civil para 2022: o que o mercado reserva para o mundo pós-pandemia?

Ficar por dentro das tendências da construção civil é importante para manter o seu negócio à frente da concorrência, principalmente em um mercado tão competitivo. Apesar dos impactos da pandemia, a construção civil cresceu 2,7% no segundo trimestre de 2021, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

A expectativa é de que o setor cresça ainda mais em 2022, e o primeiro passo para que o seu negócio acompanhe esse crescimento é conhecer as novidades e o que deve estar em alta nos próximos meses. Veja, agora, as principais tendências da construção civil para 2022.

Projetos sustentáveis

Os problemas ambientais estão sendo cada vez mais discutidos, levando vários setores a buscarem soluções mais sustentáveis. Embora a preservação do meio ambiente faça parte da construção civil há algum tempo, hoje, por meio da tecnologia, temos ainda mais opções para criar empreendimentos sustentáveis.

Na pandemia, a busca por esse tipo de projeto cresceu ainda mais: de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), a procura por construções sustentáveis no Brasil teve um crescimento de 25% em 2020.

Existem muitos materiais que causam menos impactos ao meio ambiente e podem ser utilizados em projetos sustentáveis, muitos deles ainda em fase de estudo ou chegando ao mercado. Por isso, é importante estar sempre atento às novidades. Veja, abaixo, alguns produtos capazes de levar mais sustentabilidade para as construções.

  • Concreto reciclado e madeira de reflorestamento: ajudam a reduzir a extração de matéria-prima e, consequentemente, diminuem os impactos ambientais.
  • Sistemas de captação de água da chuva: direcionam a água da chuva para um reservatório, para que possa ser reutilizada em vasos ou torneiras como água não potável.
  • Produtos que ajudam a controlar o consumo: lâmpadas com sensores e torneiras econômicas, por exemplo, reduzem o desperdício e os gastos do consumidor.
  • Telhas ecológicas: feitas de materiais reciclados ou de fibras naturais, são mais leves e oferecem melhor condição térmica aos ambientes.
  • Colas e tintas feitas à base de água e óleo: evitam o uso de substâncias tóxicas, que podem causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente.

Tecnologia como aliada

O crescimento populacional constante faz com que novas demandas continuem abastecendo o setor da construção civil, e em 2022, não será diferente. Por isso, o uso cada vez mais frequente de novas tecnologias é uma das principais tendências para o próximo ano.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 80% das empresas de grande e médio porte que inovaram em 2020 e 2021 tiveram um ganho de lucratividade, produtividade e competitividade, ou seja, investir em tecnologia é essencial para manter o seu negócio em destaque.

Veja algumas inovações tecnológicas que já estão proporcionando mais eficiência, agilidade e alcance de resultados para a construção civil e devem crescer ainda mais daqui para a frente.

  • Realidade aumentada: ferramenta que permite a visualização de ambientes virtuais em um ambiente físico, facilitando a visualização completa da estrutura. Com o auxílio da realidade aumentada, um operário pode transitar por uma obra e, ao mesmo tempo, avaliar a sua correspondência com o que foi projetado. Assim, é possível acompanhar de perto o andamento do projeto, reduzindo erros e gastos desnecessários. Ela também possibilita o trabalho remoto, que se tornou muito comum durante a pandemia, pois os participantes da obra podem trocar informações em tempo real, mesmo a distância.
  • BIM (Building Information Modeling): ferramenta semelhante à realidade aumentada, que auxilia na representação de objetos reais no ambiente virtual e facilita a revisão de projetos em andamento antes da sua finalização. Em apenas um lugar, essa ferramenta reúne e reproduz informações estruturais, elétricas e hidráulicas de forma detalhada. Assim, é possível garantir mais qualidade para os projetos.

Como você viu, o uso da tecnologia e o desenvolvimento de projetos sustentáveis são as grandes tendências da construção civil para 2022. Manter o seu negócio funcionando de acordo com essas novidades faz com que você se destaque cada vez mais no mercado.

Além disso,  tecnologia e a sustentabilidade também ajudam a gerar mais conforto e segurança para os consumidores, e utilizar marcas alinhadas com esses valores na sua construção, assim como a Krona, também faz toda a diferença para o sucesso das suas obras. Então, clique aqui e conheça nossa linha completa de tubos e conexões. Aproveite, também, para ver a nossa Retrospectiva 2021 (LINK PARA CONTEÚDO) e conhecer os produtos queridinhos da Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.