Tubo rompido na obra: saiba o que fazer

Uma obra ou reforma exige um bom planejamento para que tudo saia como esperado. Porém, mesmo com tudo planejado, imprevistos acontecem. Um dos contratempos mais comuns é o rompimento de tubos durante uma obra. Isso pode ser estressante, mas se for resolvido da maneira certa, é possível contornar a situação sem grandes complicações. 

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

A seguir, veja as principais causas e o que fazer para reduzir os danos quando um tubo estoura na obra.

 

O que pode fazer um tubo romper na obra?

obra

 

Antes de falarmos sobre como resolver esse problema, é preciso entender quais são as formas de evitar que isso aconteça. Existem várias razões pelas quais um tubo pode romper durante uma obra ou até mesmo depois, listamos as causas mais comuns a seguir.

 

  • Pressão excessiva: o aumento súbito na pressão da água ou do fluido transportado pelos tubos pode causar rupturas. Isso pode acontecer devido a falhas no sistema de regulagem de pressão ou variações abruptas na demanda de água.

 

  • Materiais de baixa qualidade: tubos de baixa qualidade, corroídos ou desgastados ao longo do tempo estão mais propensos a falhas. Por isso, é importante escolher materiais duráveis, resistentes e com qualidade certificada.

 

  • Instalação incorreta: soldas defeituosas, conexões mal apertadas ou suportes inadequados, por exemplo, podem levar a vazamentos e, eventualmente, ao rompimento do tubo. Então, garanta que a instalação seja realizada por profissionais qualificados e esteja de acordo com as normas técnicas.

 

  • Variações de temperatura: a expansão e a contração térmica dos materiais podem aumentar devido a variações extremas de temperatura. Se os tubos não forem projetados para lidar com essas mudanças, podem ocorrer falhas estruturais, então, lembre-se de utilizar os tubos certos para cada tipo de instalação.

 

  • Impacto físico: danos causados por impacto físico, inclusive no armazenamento dos materiais ou durante a obra, podem comprometer a integridade dos tubos.

 

Como lidar com um tubo que rompeu na obra

obra

A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você e sua equipe a consertarem o tubo estourado na obra.

 

Avalie o problema

Antes de qualquer coisa, é importante avaliar a extensão do problema. Identifique a localização exata do tubo estourado e a natureza do material envolvido (se é uma instalação de água ou esgoto, por exemplo). Isso ajudará a determinar o nível de urgência e a forma correta de lidar com o imprevisto.

 

Garanta a segurança da obra e dos envolvidos

Certifique-se de que a área afetada seja evacuada, mantendo a segurança de todos os trabalhadores no local. Para isso, feche a fonte de água ou qualquer substância que esteja vazando e desligue a energia caso a água atinja interruptores e tomadas. O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) também é importante para evitar riscos à saúde.

 

Realize a contenção do vazamento

Existem algumas formas de conter o vazamento temporariamente. O uso de materiais de vedação provisória, como epóxi ou fita adesiva especial para tubulações ajuda a controlar a situação até que as medidas permanentes possam ser tomadas.

 

obra

 

Conte com a ajuda de profissionais qualificados

Quando um tubo estoura na obra, o ideal é contar com profissionais qualificados. Encanadores ou técnicos especializados na área podem avaliar os danos de maneira precisa e propor soluções permanentes. Evite fazer consertos complexos sem o acompanhamento de um profissional, pois isso pode agravar a situação.

 

Implemente medidas preventivas

Depois de resolver o problema, é importante identificar as causas do tubo estourado. Isso pode envolver uma análise mais profunda da infraestrutura ou uma revisão dos processos da construção. Implementar medidas preventivas e contar com uma equipe preparada ajudam a evitar novos incidentes no futuro.

 

obra

 

Lidar com um tubo estourado durante uma obra é desafiador, mas não é o fim do mundo. Com ações rápidas e apropriadas, é possível minimizar os danos, retomar o seu projeto e garantir que imprevistos como esse não voltem a acontecer.

 

Além disso, lembre-se: ao iniciar uma obra ou reforma, escolha sempre materiais de qualidade, como os da Krona. Todos os produtos da Krona passam por testes rigorosos e possuem qualidade e segurança certificadas, garantindo resistência, praticidade e durabilidade para o seu projeto.

 

Se você tem uma construtora, clique aqui e preencha com os seus dados para contar com a Krona nos seus projetos. Se é cliente final, clique aqui e encontre a loja revendedora Krona mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.