Como descobrir vazamento de água em tubos e conexões?

vazamento de água

Identificar um vazamento de água na fase inicial é importante para evitar desperdícios e reduzir os riscos de danos na estrutura do edifício ou nos móveis. Se você suspeita que esse problema esteja acontecendo na sua casa, mas não sabe como identificar, separamos algumas dicas de testes que podem ser feitos.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Entretanto, lembre-se: o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional, tanto na identificação do vazamento de água como na hora de fazer o conserto.

Testes para identificar vazamento de água

vazamento de água

Veja abaixo algumas dicas para identificar vazamento de água na sua instalação hidráulica.

Verifique os medidores de consumo de água

Feche todas as torneiras e certifique-se de que nenhum equipamento que use água esteja ligado. Em seguida, verifique se os medidores continuam avançando. Se estiverem, é provável que haja um vazamento de água.

Outro teste que pode ser feito é registrar a leitura do medidor de água antes de dormir ou sair de casa e verificar novamente após algumas horas sem uso de água. Se houver alterações significativas, é sinal de vazamento.

Fique atento aos ruídos na tubulação

Preste atenção a ruídos de gotejamento, vazamento ou fluxo de água em paredes, pisos ou tetos. Esses sons podem ser sinais de vazamentos ocultos.

Observe manchas e sinais de umidade

Se você encontrar manchas de água ou sinais de umidade em paredes, tetos ou pisos, não ignore. Esses também podem ser sinais de vazamento de água no local.

Faça um teste de vazamento no vaso sanitário

Se você suspeita que o vazamento de água está ocorrendo na tubulação ligada ao vaso sanitário, a dica é adicionar algumas gotas de corante alimentar no tanque do vaso. Se a água da bacia mudar de cor sem o acionamento da descarga, provavelmente existe um vazamento na válvula de descarga.

Verifique se há gotejamento em torneiras e chuveiros

Feche bem todas as torneiras e chuveiros. Depois, verifique se há gotejamentos persistentes. Se houver, pode estar ocorrendo um vazamento nas válvulas ou nas conexões.

Verifique as tubulações visíveis da instalação

Verifique os tubos visíveis na instalação hidráulica da sua casa, como aqueles sob pias e perto de máquinas de lavar. Procure por sinais de vazamento nesses tubos, como gotejamento ou umidade.

Monitore a conta de água

O vazamento de água causa desperdícios e, consequentemente, aumenta o consumo de água. Então, se notar um aumento súbito na conta de água sem um motivo aparente, isso pode indicar a existência de vazamentos.

Contrate um profissional hidráulico

Como falamos, os testes acima ajudam a identificar um possível vazamento de água. Contudo, se você não conseguir identificar o vazamento por conta própria, é importante contratar um profissional hidráulico para realizar uma inspeção mais detalhada e resolver possíveis problemas o quanto antes.

 

Evite o risco de vazamento de água: use tubos e conexões de qualidade na sua instalação

vazamento de água

A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes de uma construção. Ela é responsável por todo o abastecimento de água do imóvel (chuveiros, pias, descargas etc), que deve ser feito em quantidade suficiente e sob pressão adequada.

Por isso, é importante usar tubos e conexões de qualidade nessa etapa da construção, pois qualquer negligência com materiais pode causar danos e dores de cabeça no futuro. Inclusive, cerca de 70% dos problemas após a finalização de uma obra ocorrem nas instalações hidráulicas.

E um dos principais problemas é o vazamento de água, que costuma acontecer com mais frequência quando as construções são feitas com materiais hidráulicos de baixa qualidade. Consequentemente, isso provoca desperdício de água e eleva sua conta mensal. Portanto, além de evitar gastos com os reparos dos vazamentos, ao comprar materiais hidráulicos de boa qualidade, você também economiza na conta de água.

E você sabe onde encontrar tubos e conexões de qualidade, não é? No catálogo da Krona, é claro! Temos produtos hidráulicos para água quente e água fria, com qualidade certificada de acordo com normas brasileiras e internacionais, o que garante mais segurança para a sua instalação.

Além disso, investimos constantemente em inovação e pesquisa para oferecer a você produtos com alta durabilidade, sem riscos de vazamentos. Então, se você tem uma loja de materiais de construção ou uma construtora, clique aqui e adquira os tubos e conexões da Krona. Se você é instalador ou cliente final, clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.