10 dicas para uma reforma barata

Está precisando fazer uma reforma na sua casa, mas não sabe se o seu orçamento vai ser suficiente? Fique tranquilo, seguindo algumas dicas é possível otimizar os seus gastos na reforma e evitar imprevistos. Veja, agora, como fazer uma reforma barata.

Sem tempo para ler. Ouça o post:

1- Antes de qualquer coisa, planeje!

Esse é o primeiro e mais importante passo para uma reforma barata e sem dor de cabeça. Fazer um planejamento detalhado, definir os seus objetivos com a reforma e os materiais que você vai precisar em cada etapa evita problemas e gastos extras durante a obra. Se você não se sentir seguro para planejar sozinho, considere a ajuda de um engenheiro ou arquiteto, que poderá analisar a estrutura da casa e montar um planejamento seguro para a sua reforma.

2 – Avalie o custo-benefício do seu projeto

Com o planejamento feito, você saberá se a reforma está dentro do seu orçamento. Passou um pouco do seu orçamento, mas vai valorizar o seu imóvel e melhorar a sua qualidade de vida? Considere o gasto a mais como um investimento a longo prazo. Seu projeto excedeu o orçamento e você ainda corre o risco de ter surpresas estruturais no meio do caminho? Pense se realmente vale a pena reformar neste momento.

3 – Conte com profissionais qualificados

Como já falamos no item 1, a ajuda de um profissional que entende do assunto é fundamental para que tudo corra bem na reforma. Você deve estar se perguntando: “mas assim eu não vou gastar mais?”. Não, existem diversos profissionais que oferecem serviços de qualidade e que cabem no seu bolso. Informe-se com amigos e procure indicações para encontrar alguém de confiança e que esteja dentro do seu orçamento.

4 – Pesquise antes de comprar os materiais de construção

Com o planejamento em mãos, você saberá quais materiais serão necessários na reforma. Faça cotações em diversos estabelecimentos, compare as marcas e os diferenciais de cada um. Afinal, além do preço, é preciso saber o custo-benefício dos materiais de construção.

5 – Não se deixe levar pelo barato que sai caro

Complementando o item anterior: economizar onde não deve pode obrigar você a gastar mais depois. Deixe para economizar com itens de decoração ou que não façam tanta diferença na obra. Os materiais de construção precisam de qualidade, resistência e durabilidade, para que não seja necessário realizar manutenções frequentes.

6 – Reforme um ambiente por vez

Já imaginou começar a reforma na casa inteira e depois não ter dinheiro ou tempo para terminar? Você não vai querer viver em um ambiente inacabado, não é? Por isso, considere bem as suas finanças e faça um planejamento por etapas para se organizar melhor. Reformar um cômodo por vez diminui a bagunça e evita gastos excessivos de uma vez só.

7 – Não modifique pontos hidráulicos

Mudar um vaso sanitário de lugar ou trocar uma torneira de bancada por uma de parede, por exemplo, vai transformar a sua reforma barata em uma reforma cara. Além disso, se você mora em apartamento, mudanças como essas podem afetar o vizinho, gerando desconforto e gastos desnecessários com reparos hidráulicos.

8 – Não mude o seu projeto inicial

Se um dos principais objetivos de fazer um planejamento é evitar surpresas, mudar o que foi planejado não parece uma boa ideia, não é? Alterar o projeto quando a reforma já está em andamento aumenta seus custos e atrasa o final da obra. Essas mudanças no planejamento só devem ser feitas se forem realmente necessárias.

9 – Fique de olho na previsão do tempo

Pode não parecer, mas esse é um detalhe que faz a diferença. Épocas com alto índice de chuvas ou períodos de clima úmido podem atrasar a obra e prejudicar o armazenamento dos materiais de construção que, em contato com muita umidade, podem ser danificados. Por isso, fique atento à previsão do tempo.

10 – No acabamento e na decoração, use a criatividade

Na hora dos toques finais e da decoração, busque alternativas simples e criativas para evitar mais gastos na reforma. Veja alguns exemplos:

– em vez de trocar os revestimentos do banheiro ou da cozinha, use adesivos ou pastilhas;

– pinte e dê uma cara nova a móveis antigos, como bancos, mesas e armários;

– reaproveite objetos, como pallets e blocos de concreto.

Viu como não é tão difícil fazer uma reforma barata, dentro do seu orçamento? O segredo para que tudo dê certo é fazer um bom planejamento e seguir ele à risca. Além disso, utilizar bons materiais evita a necessidade de novas reformas. Para isso, conte com a qualidade dos produtos Krona. Você pode encontrar a loja mais próxima de você aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.