Altura das tomadas: quais as recomendações para a segurança da sua obra?

Você sabia que existem medidas-padrão para a altura das tomadas nas instalações elétricas? Isso mesmo, na hora de fazer o projeto elétrico de uma construção ou reforma, é preciso pensar com cuidado na sua funcionalidade, afinal, ele precisa atender as necessidades dos seus moradores.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Também é importante ficar atento às normas que regulam essas instalações. No caso da altura das tomadas, a regra que estabelece os padrões é a NBR 5410. 

Quer saber quais são os padrões definidos por essa norma e em quais casos eles devem ser utilizados? Continue a leitura e siga as recomendações para manter a segurança e a funcionalidade da sua obra.

NBR 5410 e o padrão de altura das tomadas

NBR 5410 tem como objetivo estabelecer as condições adequadas para o funcionamento seguro de instalações elétricas de baixa tensão. Ela deve ser aplicada em instalações prediais, públicas e comerciais.

Os três tipos de alturas-padrão para tomadas determinados pela NBR 5410 são:

  • baixa: 30 cm acima do chão;
  • média: de 1,20 m até 1,30 m acima do chão;
  • alta: 2 m ou 2,25 m acima do chão.

Essas determinações vão além da preocupação estética com o projeto elétrico: de acordo com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), as principais causas de acidentes domésticos envolvendo energia elétrica são em função de instalação incorreta de tomadas, fiações e interruptores. Por isso, seguir as regras da NBR 5410 é fundamental para proteger a vida dos moradores de uma residência.

Em quais casos devem ser utilizadas as alturas-padrão para tomadas?

Cada uma das medidas ideais para tomadas determinadas pela ABNT tem um motivo para existir e uma aplicação específica. Veja, agora, qual deve ser a altura das tomadas em cada etapa da sua instalação elétrica.

Tomadas baixas

As tomadas baixas, que devem estar a 30 cm do chão, são destinadas a atender equipamentos como aparelhos de TV, modem de internet, video games e outros eletrônicos. A principal facilidade dessas tomadas é a segurança e a praticidade no dia a dia, já que elas possibilitam conectar equipamentos de uso diário, mas que não ficam ligados o tempo todo, como aspiradores de pó, carregadores de celular, notebook, entre outros. Essa altura das tomadas evita que o fio dos aparelhos fique alto, atrapalhando a circulação das pessoas e derrubando objetos pelo caminho, o que pode representar riscos no dia a dia.

Tomadas médias

As tomadas médias, que devem ficar entre 1,20 m e 1,30 m do chão, são utilizadas para o uso de equipamentos que ficam a meia altura do piso, já que elas não exigem que você se abaixe ou suba em móveis para conectar ou desconectar o aparelho. Elas são ideais para aparelhos que ficam em bancadas ou mesas, como micro-ondas, liquidificador, batedeira, fogão e outros eletrodomésticos. Essa é a opção mais confortável e segura entre os padrões de altura das tomadas, pois elas ficam ao alcance da nossa visão.

Tomadas altas

As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários. A vantagem dessa altura das tomadas é que elas não precisam ficar aparentes, podem ser instaladas dentro dos próprios armários ou atrás dos eletrodomésticos.

Agora que você já sabe quais são as regras básicas sobre a altura das tomadas nas instalações, que tal ficar por dentro de outros pontos importantes para o dia a dia na sua casa ou escritório? Saiba aqui qual é a altura ideal para luminárias. 

Além de seguir as regras da ABNT na hora de projetar suas instalações, também é importante adquirir produtos que são produzidos de acordo com essas normas, principalmente se você for responsável ou trabalhar em uma construtora. Todos os produtos Krona seguem as normas técnicas brasileiras e proporcionam mais qualidade e segurança para as suas obras.

É construtor? Então, clique aqui, saiba mais sobre a Krona e garanta os melhores produtos nos seus projetos.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.