Como escolher os tubos certos para minha obra?

Na hora de construir, é importante planejar cada etapa para garantir que a obra seja finalizada de acordo com o previsto e dentro das especificações estabelecidas. Um ponto que merece muita atenção é a escolha dos tubos, que já devem ser determinados na planta hidráulica do projeto.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Nela, devem constar todas as informações necessárias sobre as tubulações, que garantem a segurança e o bom desenvolvimento da obra, como o posicionamento dos pontos de utilização de água, o dimensionamento e o material da tubulação.

Veja, agora, algumas dicas e os principais pontos que você deve considerar para escolher os tubos certos para a sua obra.

Consulte um profissional especializado

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que um profissional especializado é quem pode orientar você sobre as peças certas para a sua tubulação. Parece dispensável consultar um encanador, por exemplo, mas pequenos detalhes, como a altura da caixa-d’água, influenciam diretamente no tipo de tubo que deverá ser utilizado. Por isso, somente um profissional será capaz de avaliar corretamente cada ponto da instalação, para identificar as necessidades do seu projeto.

Escolha o material certo do tubo

Com a planta hidráulica da obra em mãos e as orientações de um profissional, é necessário seguir as exigências da construção e avaliar qual tipo de tubo deve ser utilizado em cada parte da instalação. Veja abaixo as especificações de cada material:

  • PVC: o tubo de PVC é o mais comum e o mais indicado para instalações de água fria. Ele possui fácil manuseio, alta durabilidade e suporta até 45ºC.
  • PPR: é um material mais resistente que o PVC. A junção desse tipo de tubo é feita por meio de um sistema de termofusão molecular, ou seja, quando as duas partes do tubo são aquecidas, elas se unem, formando uma peça única e sem emendas.
  • CPVC: é o tipo de tubo mais flexível, já que pode ser utilizado em instalações de água quente e fria. Normalmente, costuma ser mais usado para água quente, pois suporta temperaturas de até 80ºC.
  • PEX: é um tipo de tubo semelhante a uma mangueira, que suporta água quente e fria. Ao optar por essa opção, é possível dispensar algumas conexões.
  • Cobre: esse tipo de tubo necessita de isolamento térmico e mão de obra especializada para fazer a instalação. Suporta até 1100ºC, sendo mais indicado para caldeiras.
  • Ferro galvanizado: revestido com uma camada de zinco muito fina, que impede a corrosão, esse material de tubo pode transportar água, gás, vapor e óleo. Pode ser usado em redes de água quente ou fria, redes de ar comprimido e sistemas de combate a incêndios.

Siga os padrões de diâmetro dos tubos

Algumas informações em relação aos padrões definidos em normas reguladoras são essenciais para as instalações. Uma delas é o diâmetro ideal dos tubos. Alguns catálogos e apostilas técnicas trazem as siglas DN e DE. Segundo o Departamento de Qualidade e Engenharia da Krona, a sigla DN significa “diâmetro nominal”, ou seja, é a medida comercial de referência dos tubos e conexões e não representa o diâmetro exato da peça. Já o DE representa justamente o “diâmetro externo” de determinada peça.

Para garantir a segurança, as dimensões de um tubo são determinadas pelas normas brasileiras referentes a instalações hidráulicas, como a NBR 5648 (Tubos e conexões de PVC-U com junta soldável para sistemas prediais de água fria – Requisitos), NBR 5688 (Tubos e conexões de PVC-U para sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação — Requisitos). As principais instalações hidráulicas de uma obra seguem um padrão de diâmetro para garantir a vazão adequada de água e dejetos.

Veja alguns exemplos de padrões de diâmetro já definidos pelas normas brasileiras e que você pode considerar ao comprar os tubos para o seu projeto:

  • saída de água da pia do banheiro (lavatório): 40 mm ou 50 mm;
  • saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central: 100 mm;
  • saída de água da pia da cozinha: 50 mm;
  • tubulação para tanque de lavar roupas: 40 mm ou 50 mm;
  • tubulação para máquina de lavar roupas: 50 mm;
  • tubulação que vai da caixa sifonada até o tubo de esgoto: 50 ou 75 mm;

Fique atento à qualidade dos produtos

Avaliar a qualidade do material que você está adquirindo também é imprescindível. O Departamento de Qualidade e Engenharia da Krona destaca que a boa qualidade se caracteriza pelo atendimento aos critérios normativos do segmento. Já os materiais de má qualidade são aqueles fabricados fora das especificações normativas e sem qualquer controle de qualidade durante o processo de fabricação.

Escolher materiais de qualidade e que sigam as normas reguladoras, como os produtos da Krona, é sempre a melhor opção para sua obra. Nossos tubos e conexões, disponíveis nos materiais PVC, PPR e CPVC, passam por testes de qualidade específicos antes de chegarem ao mercado, que garantem que eles estejam de acordo com as normas brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e com o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).

Neste link, você pode conferir o nosso catálogo completo de tubos e conexões. Depois, aproveite para encontrar o revendedor Krona mais próximo de você e garanta mais qualidade e segurança para a sua instalação.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.