Tudo o que você precisa saber antes de escolher a caixa de gordura da sua obra

A caixa de gordura é um item essencial em construções ou reformas de casas, edificações ou estabelecimentos comerciais. Ela é a responsável por reter partículas do escoamento de pias de cozinha, por meio do sifão e do cesto interno. Isso impede que esses resíduos danifiquem a tubulação da construção ou caiam na rede de esgoto.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Os resíduos formam camadas que ficam armazenadas na caixa por um tempo considerável, mas precisam ser removidas periodicamente. É necessário realizar manutenções e limpezas frequentes para manter o bom funcionamento da caixa e não causar problemas, como entupimento da instalação de esgoto ou transbordamento da caixa de volta para o ralo da pia. O recomendado é que a manutenção ocorra a cada seis meses.

Quais as vantagens da instalação da caixa de gordura?

Além de evitar o entupimento da tubulação, a caixa de gordura também impede o retorno do mau cheiro pelos tubos de esgoto e a corrosão dos canos. Além disso, o escoamento fica mais rápido com a presença da caixa, já que, sem ela, a água precisa passar por tubulações repletas de gordura e resíduos.

Outra grande vantagem da caixa de gordura é o benefício que ela proporciona ao meio ambiente. Como os resíduos de cozinha ficam armazenados no cesto interno da caixa e não se juntam aos materiais da tubulação comum, eles também não são despejados na rede de esgoto.

O que considerar ao escolher uma caixa de gordura para a sua obra?

Você já percebeu que a caixa de gordura é um componente muito importante para as instalações de esgoto. Porém, na hora de escolher uma para a sua obra, alguns pontos devem ser considerados. Listamos esses pontos para você acertar na escolha.

Material

As caixas de gordura produzidas em PVC rígido são mais fáceis de instalar e limpar, além de ser um material resistente a ataques químicos.

Facilidade de instalação

De modo geral, a instalação não é complicada, mas se o seu caso for uma reforma e substituição da caixa, fique atento ao tamanho e às dimensões do item antigo. A instalação não será possível se você não considerar esse detalhe.

Facilidade de limpeza

Como a limpeza da caixa de gordura deve ser feita a cada seis meses, escolher um modelo de PVC vai facilitar essa tarefa, já que, como falamos anteriormente, é um material com mais vantagens nesse aspecto.

Tampa

A caixa de gordura precisa ficar fechada de maneira segura, para impedir vazamentos de conteúdo ou de odor. Por isso, verifique a qualidade da vedação da tampa. Além disso, observe a facilidade de abertura, que também simplifica as manutenções.

Temperatura suportada

Normalmente, uma caixa de gordura suporta até 45 ºC. Porém, na hora de escolher o modelo, certifique-se disso e tome cuidado para não despejar na pia nada que ultrapasse essa temperatura, pois isso pode causar problemas e manutenções desnecessárias.

Qualidade

Por último, mas talvez o ponto mais importante: é fundamental ficar atento à qualidade do produto, para garantir o seu bom funcionamento. A Caixa de Gordura Krona é produzida com equipamentos de última geração e desenvolvida com a melhor qualidade, em material PVC com alto desempenho, durabilidade e resistência a corrosões.

Como instalar a Caixa de Gordura Krona

Em primeiro lugar, ao instalar a caixa de gordura na sua obra, fique atento à NBR 8160, que regula os sistemas prediais de esgoto sanitário e oferece todas as informações necessárias para a instalação e a disposição desse item. Agora, veja um tutorial resumido da instalação da Caixa de Gordura Krona.

  1. O primeiro passo é abrir a vala onde será feita a instalação. Aqui, verifique o que diz sobre a declividade recomendada das valas.
  2. Prepare a base do fundo da vala com areia.
  3. Com o auxílio de uma serra-copo, abra o ramal de entrada da caixa de gordura.
  4. Coloque a caixa na vala e cheque se o nivelamento está correto.
  5. Lixe a extremidade do tubo e a bolsa da caixa e aplique a Solução Preparadora Krona.
  6. Use o Adesivo Plástico Krona na bolsa da caixa e na ponta do tubo e encaixe.
  7. Lubrifique o anel de vedação e a bolsa do tubo com a Pasta Lubrificante Krona e encaixe a bolsa do tubo na ponta de saída da caixa.
  8. Lixe a parte interna superior do corpo da caixa e o maior diâmetro do porta-tampa, limpe com a Solução Preparadora Krona, aplique o Adesivo Plástico Krona e encaixe as peças.
  9. Encaixe o cesto dentro da caixa e finalize a instalação com a fixação da tampa da caixa.

Veja o tutorial completo da instalação da Caixa de Gordura Krona clicando aqui.

Como você viu, a caixa de gordura é um item essencial para a sua instalação de esgoto e contar com uma marca que oferece produtos de qualidade certificada, como a Krona, garante ainda mais segurança e resistência para a sua obra. Acesse nosso catálogo completo e atualizado de produtos clicando aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.