4 estratégias de pós-venda para fidelizar clientes na sua loja de material de construção

A tecnologia e as redes sociais levam cada vez mais informações e opções de produtos e serviços aos consumidores. Com isso, é natural que o nível de exigência deles aumente. Nesse cenário competitivo, o atendimento ao cliente, antes e depois das vendas, é fundamental para fidelizar seu público e deixar sua loja de material de construção em destaque.

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Hoje, vamos falar sobre o pós-venda, ou seja, o momento em que é preciso pensar no relacionamento que você deseja construir com o seu cliente. Vale ressaltar que essa relação não existe apenas no momento da compra, mas na experiência como um todo. Por exemplo, se um cliente comprou x metros de piso, para estreitar a relação com ele, você pode indicar informações sobre a instalação ou compartilhar, por meio dos canais de comunicação da sua loja, dicas de limpeza do piso que ele adquiriu.

Por meio de ações de pós-venda como essas, é possível manter vínculos com o cliente, disponibilizando o suporte e a atenção necessários às suas dúvidas e reclamações. Essa estratégia influencia diretamente no sucesso e na rentabilidade do seu negócio.

Quando começa o pós-venda na loja de material de construção?

O cliente foi para o caixa fazer o pagamento — ou para o carrinho de compras, se o seu negócio for digital. É nesse momento que o pós-venda começa. A partir daí, cada detalhe faz a diferença: a oferta de um cafezinho enquanto o cliente aguarda a embalagem, a entrega (se houver), a montagem (se necessário), a troca ou a devolução (em caso de problemas com o produto). Cada uma dessas ações simples conta pontos e ajuda você a sair na frente da concorrência.

Dicas para um pós-venda de qualidade

1 – Treine bem sua equipe

Não importa se seu time tem cinco, vinte ou cem pessoas: todos os colaboradores precisam entender que não se trata apenas de atender bem o público. O objetivo é entender suas exigências e, claro, atendê-las.

Defender a valorização da experiência do usuário é fácil na teoria, mas como fazer isso na prática? O primeiro passo é organizar o fluxo de informações da loja, criando regras claras para os procedimentos adotados no dia a dia, a fim de alcançar a excelência no serviço prestado. Isso deixará sua equipe mais alinhada em relação a como agir no pós-venda.

2 – Saiba quem é o público da sua loja de material de construção

Esta ação depende muito da organização que será mantida a partir do item anterior: o processo adotado no dia a dia da sua loja de material de construção deve considerar a atualização dos dados e do histórico de compra dos clientes.

Manter os cadastros atualizados é essencial para entender quem são seus clientes, qual o perfil do seu público-alvo e por quais produtos eles se interessam mais. Informações como essas ajudam no momento de atender e responder adequadamente às suas reclamações ou dúvidas.

3 – Mantenha um bom diálogo com seus clientes

A comunicação com o seu cliente é um dos pontos mais importantes do pós-venda. Por isso, procure estar sempre disponível para atendê-los após a venda: na loja física, via e-mail, chat, redes sociais ou telefone. Uma comunicação prática e eficiente garante que a relação com seu público seja mais tranquila.

Fique atento, também, às reclamações: analise o caso, elabore uma resposta agradável e que possa solucionar o problema da melhor forma e entre em contato com o cliente o quanto antes. Entender a origem do problema e propor formas de minimizá-lo ajuda a melhorar as estratégias do negócio e aumentar as vendas e a confiança do cliente na sua loja.

4 – Assuma erros e busque sempre a melhor solução

Não adianta, ninguém está livre de receber reclamações no pós-venda. Porém, diante de uma má experiência de compra, é muito importante não passar esse problema adiante.

Em vez disso, analise o que aconteceu, reconheça que o problema existe, se coloque no lugar do cliente, entenda a sua dor e se esforce ao máximo para resolver. Essa atitude vai ser reconhecida pelo consumidor, que vai perceber sua dedicação para encontrar uma solução para a dificuldade pela qual ele está passando. Na hora que esse consumidor precisar comprar novamente, ele com certeza lembrará de você.

Dica bônus: tenha sempre produtos de qualidade na sua loja de material de construção

Além das dicas anteriores, a melhor estratégia de pós-venda para a sua loja de material de construção é oferecer sempre produtos de qualidade para os seus clientes. Aqui na Krona, todos os produtos passam por testes de qualidade antes de chegarem ao mercado, o que garante que eles estejam de acordo com as normas brasileiras.

Contar com os produtos Krona é contar com materiais com qualidade e segurança na sua loja.

Como você viu, com algumas ações simples, o pós-venda se torna um excelente recurso para fidelizar clientes na sua loja de material de construção. Para começar, que tal garantir produtos de qualidade nas suas prateleiras? Clique aqui e seja um revendedor Krona.

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