5 curiosidades sobre o PPR

O PPR, ou Polipropileno Copolímero Random Tipo 3, é um termoplástico de engenharia de última geração para tubos e conexões que conduzem água fria ou quente. Sua qualidade e versatilidade resultam em produtos excelentes para instalações hidráulicas. Veja, agora, algumas curiosidades sobre esse material.

Sem tempo para ler? Ouça o post:


1 – O PPR suporta elevadas temperaturas

Diversos testes já realizados em laboratórios concluíram que o PPR supera as exigências das normas técnicas brasileiras, suportando picos de temperatura de até 95ºC, com menor perda de carga. Mas lembre-se: temperatura acima de 95°C é considerada temperatura de mau funcionamento do sistema de aquecimento, por isso é importante fazer as manutenções conforme orientação do fabricante. Para completar, na maioria das instalações, ele dispensa o uso de isolamento térmico, pois tem baixa condutividade térmica, o que mantém a temperatura da água e impede a transmissão de calor para o exterior do tubo. Por isso, tubos e conexões em PPR são indicados, principalmente, para instalações hidráulicas de água quente.

2 – Os tubos e conexões em PPR não possuem riscos de vazamentos

Isso acontece porque os tubos e conexões em PPR são unidos pelo sistema de termofusão a 260ºC, formando uma tubulação única. Além de não apresentar nenhum risco de vazamento, a união por termofusão dispensa a utilização de colas e roscas e traz outras vantagens, como: pressões de trabalhos maiores para água quente, instalações mais silenciosas e menos perda de carga.

Para a correta instalação dos tubos de PPR, sugerimos consultar as seguintes normas:

ABNT NBR 15813-3_2018 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria – Tubos e conexões de PP-R e PP-RCT – Montagem, instalação, armazenagem e manuseio.
ABNT NBR 5626_2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção.


3 – Os produtos em PPR são fabricados na cor verde

Os tubos e conexões, dependendo de seus tipos e funções, são produzidos em cores diferentes, como já explicamos aqui no blog. No caso dos tubos e conexões em PPR, a cor utilizada é a verde, de acordo com determinações das normas brasileiras.

4 – O PPR possui um ótimo custo-benefício

Por se tratar de uma tecnologia avançada, o PPR proporciona mais agilidade nas instalações, reduzindo o tempo de execução da obra e os seus custos. Por isso e por ser projetado para uma vida útil maior que 50 anos sem apresentar qualquer tipo de corrosão, os tubos e conexões em PPR possuem um excelente custo-benefício.

5 – Os tubos e conexões em PPR proporcionam mais segurança e potabilidade

O sistema de união por termofusão forma uma tubulação contínua com estanqueidade absoluta, garantindo a segurança da instalação. Além disso, por ser um material atóxico, o PPR garante a potabilidade da água transportada e uma resistência maior a correntes galvânicas e impactos.


Conheça os tubos e conexões da Linha PPR da Krona e leve mais resistência, qualidade e durabilidade para a sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.