Construção sustentável, um conceito que chegou para ficar

Construção sustentável

A construção civil é um dos setores mais importantes para o crescimento econômico e social do país, mas também é um dos que mais gera impactos ambientais e consome importantes recursos naturais do planeta, como água e energia. Segundo estudos da Worldwatch Institute, realizados em 2019, a construção de edifícios consome 40% das pedras e areia utilizadas anualmente no mundo.

Compreendendo a importância de minimizar esses danos provenientes das atividades do setor, a procura por soluções e ações mais sustentáveis vem crescendo muito nos últimos anos. A construção sustentável virou tema de debates, lançou tendências e é hoje um conceito consolidado, que não só contribui com a preservação do meio ambiente, mas que também agrega valor a todas as atividades da construção civíl.

Para entender melhor como a busca pela sustentabilidade está transformando o mercado da construção, neste artigo vamos ver as principais mudanças que estão acontecendo, o impacto inovador dessas ações e como estar comprometido com esse conceito pode ajudar as construtoras se destacar nessa área que está cada vez mais competitiva. Continue lendo e confira!

Afinal, o que é uma construção sustentável?

Construção sustentável

A construção sustentável se trata de uma abordagem que busca criar edificações e ambientes mais eficientes e funcionais, utilizando de forma responsável os recursos naturais para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.

Por isso, não pode ser considerada somente como uma tendência do setor, mas deve ser tomada como uma mudança de paradigma, da forma de construir, que agora deve ser feita com mais consciência.

Importância da construção sustentável

Importância da construção sustentável

A busca por construir de forma sustentável surge com o intuito de atender as necessidades ambientais, é claro, mas também para solucionar algumas demandas econômicas e sociais do setor. Veja como a construção sustentável impacta esses três importantes pilares.

Ambiental

Como vimos, a construção civil é uma das atividades que mais gera resíduos que podem impactar o meio ambiente negativamente. Por isso, o compromisso com a sustentabilidade é uma medida urgente que todo o setor precisa estar pronto para atender.

Ao adotar práticas sustentáveis, como escolher materiais recicláveis e mais eficientes, estamos contribuindo para reduzir emissões, preservar o planeta e diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

Econômico

Há diversas práticas sustentáveis que podem ser realizadas com baixo custo. No entanto, mesmo quando é necessário investir um pouco mais nessas soluções, os ganhos a médio e longo prazo costumam ser muito maiores e compensam.

Isso se deve porque essas práticas ajudam a reduzir o consumo de energia, água e outros recursos, além de valorizarem mais as edificações e contribuírem para a autoridade das construtoras, que acabam por atrair ainda mais os consumidores mais conscientes.

Social

Ao adotar práticas mais sustentáveis na construção civil, também estamos beneficiando as pessoas, já que moradias e espaços mais eficientes e saudáveis impactam diretamente a qualidade de vida da população, garantindo conforto, acessibilidade e bem-estar para todos.

Práticas sustentáveis na construção civil

Práticas sustentáveis na construção civil

Agora que já vimos a importância da sustentabilidade na construção, vamos entender quais práticas podem contribuir para que as construtoras estejam alinhadas com esse importante compromisso.

  • Uso de materiais eficientes e recicláveis: ao escolher materiais com qualidade comprovada, como os produtos Krona, você garante mais eficiência para sua obra e reduz a quantidade de resíduos gerados. Optar por soluções recicláveis, como madeira e plástico, contribui ainda mais com a sustentabilidade.

  • Gestão da água: utilizar sistemas de captação e reaproveitamento da água da chuva na execução dos processos construtivos, por exemplo, pode ser uma ferramenta muito eficiente e sustentável para sua obra.

  • Eficiência energética: contar com projetos arquitetônicos que privilegiam o uso de luz natural e ventilação cruzada pode fazer muita diferença na hora de economizar energia e dinheiro nesses ambientes. Usar lâmpadas de LED e outras soluções eficientes também pode contribuir para a economia de energia.

  • Biofilia na arquitetura: integrar elementos naturais em projetos de construção, como telhados e paredes verdes, pode auxiliar no conforto térmico, além de contribuir para a biodiversidade dos espaços e o bem-estar de quem ocupa esses ambientes.

  • Tecnologias construtivas sustentáveis: atualmente há diversas ferramentas e sistemas inovadores que podem ser utilizados para garantir uma construção sustentável. O uso de construção modular é um ótimo exemplo, já que garante mais agilidade na obra, além de reduzir os desperdícios de recursos. Tecnologias como o BIM (Building Information Modeling) otimizam processos e diminuem os retrabalhos que podem surgir durante a construção.
Krona BIM

  • Gestão de resíduos: armazenar e descartar corretamente os resíduos produzidos durante a obra é uma tarefa que não precisa de grandes investimentos, mas que pode contribuir muito para a sustentabilidade.

Certificações de sustentabilidade

Com a crescente demanda por construções sustentáveis, algumas instituições do setor criaram certificações que comprovam e premiam o uso de práticas que contribuem para a sustentabilidade das edificações. Essas certificações atribuem selos que garantem mais autoridade para aquela construção, sendo um diferencial competitivo para quem quer se destacar no mercado.

Confira as principais certificações reconhecidas atualmente.

1.Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

Avalia critérios como eficiência energética, gestão da água, materiais utilizados, qualidade ambiental e inovação em projetos.

2. Certificação AQUA-HQE

Adaptada ao Brasil a partir de um modelo francês, a certificação AQUA-HQE considera o desempenho ambiental das edificações durante todo o seu ciclo de vida.

3.Certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies)

Essa certificação busca promover construções mais acessíveis e eficientes em termos de consumo de energia, água e materiais.

4. Green Building

O conceito de edifício verde abrange práticas que reduzem impactos ambientais e proporcionam maior eficiência no uso de recursos.

Benefícios da construção sustentável para construtoras

A adoção de práticas sustentáveis na construção pode garantir diversos benefícios para as construtoras. Além da responsabilidade socioambiental e o cuidado com a vida das pessoas envolvidas, trata-se de uma estratégia competitiva com vantagens valiosas. Confira:

  • Valorização da edificação
  • Redução de custos operacionais
  • Diminuição de desperdícios de materiais
  • Acesso a novos mercados e investidores
  • Reputação e imagem positiva
  • Adequação a legislações ambientais

Como vimos até agora, mais que uma tendência passageira, a construção sustentável chegou para revolucionar o setor e garantir práticas mais responsáveis e conscientes pelos canteiros de obras.

E-book construção civil em 2025

Podemos perceber que a escolha de materiais eficientes é parte fundamental dessa estratégia. E quando o assunto é eficiência e qualidade na obra, a Krona é referência! Com um portfólio repleto de soluções para água quente, água fria, esgoto, elétrica e acessórios, a Krona é a parceira ideal, que também está comprometida com a sustentabilidade em seus processos produtivos. Acesse nosso site para conhecer todos os produtos e veja onde encontrar Krona pertinho de você.

Até mais!

X