Construções sustentáveis: dicas para uma obra amiga do meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em foco, em todos os segmentos do mercado. Na construção civil, não é diferente: as construções sustentáveis vêm ganhando destaque e realizar uma obra amiga do meio ambiente se tornou essencial.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Benefícios das construções sustentáveis

As construções sustentáveis são aquelas que consideram de que forma o projeto pode afetar o meio ambiente antes, durante e depois da obra. A preocupação com a redução de resíduos e desperdícios na obra e a utilização inteligente dos materiais e dos bens naturais, como a água e a energia, são alguns pontos importantes das construções sustentáveis. O grande benefício que elas trazem é a diminuição dos impactos à natureza.

Além disso, podemos citar outros benefícios desse tipo de construção:

  • preservação da flora e fauna;
  • redução da erosão do solo;
  • diminuição da emissão de gases de efeito estufa;
  • melhor custo-benefício, já que a sustentabilidade na construção civil valoriza os imóveis.

Como fazer construções sustentáveis

O primeiro passo para quem está apostando em construções sustentáveis pela primeira vez é buscar informações sobre o assunto. Ter o auxílio de uma consultoria ambiental também pode ser importante nesse momento.

De acordo com o IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), são nove passos que devem ser seguidos para realizar construções sustentáveis:

  • uso racional dos materiais;
  • gestão e economia da água;
  • gestão de resíduos;
  • conforto térmico e acústico;
  • eficiência energética;
  • uso de tecnologias que não agridem o meio ambiente;
  • qualidade do ar e ambiente interior;
  • planejamento da obra de forma sustentável;
  • aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

Dicas para realizar construções sustentáveis

Quer colocar as construções sustentáveis em prática? Separamos algumas dicas para você cuidar do meio ambiente durante suas obras ou reformas.

Reaproveite a água da chuva no canteiro de obras

desperdício de água é um dos principais problemas ambientais e, infelizmente, ele também está presente na construção civil. Por isso, o reaproveitamento de água no canteiro de obras é uma das práticas mais importantes nas construções sustentáveis.

Além de reduzir o impacto no meio ambiente, essa ação também ajuda a economizar nas contas de água da sua obra. Veja algumas medidas que podem ser adotadas para realizar esse reaproveitamento:

  • Instale um sistema de captação da água da chuva: utilizando calhas e reservatórios, é possível desenvolver um sistema que aproveite o máximo possível de água da chuva. Para isso, fique atento aos pontos em que serão instalados esses mecanismos de coleta, para preservar a água e utilizá-la de forma eficiente na obra.
  • Crie sistemas de distribuição de água: planeje quais tarefas poderão utilizar a água da chuva e crie um sistema que faça a sua distribuição com eficiência. Ela pode ser utilizada nas caixas de descarga dos sanitários, no reservatório de incêndio e na limpeza dos equipamentos, dos materiais, dos veículos e do canteiro de obras.
  • Utilize a água da chuva na cura do concreto: essa é uma das operações que mais usam água nas obras, por isso também procure utilizar a água da chuva nesse processo.

Controle a geração de resíduos e evite o desperdício de materiais

Quase todos os processos da construção civil produzem resíduos. Hoje, segundo dados da ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), os resíduos chegam a representar 50% do material desperdiçado nas obras.

Para evitar as perdas na construção e reduzir o desperdício e a geração de resíduos, o primeiro passo é fazer um bom planejamento. Nele, será possível prever a quantidade de materiais necessários para a sua obra. Além disso, procure realizar a reciclagem e a reutilização dos materiais, outro ponto muito importante nas construções sustentáveis.

Veja algumas dicas de como fazer isso nas suas obras:

  • Separe o lixo por categorias: assim como em qualquer ambiente, na construção também é importante ter lixeiras classificadas por categorias para que os materiais sejam separados e descartados corretamente.
  • Organize o espaço de armazenamento de materiais: isso vai simplificar o gerenciamento dos materiais e o processo de recebimento e descarga de mercadorias no canteiro de obras, ajudando a reduzir os desperdícios e a compra desnecessária de itens.
  • Capacite seus funcionários: é importante treinar a sua equipe para que eles entendam a importância de dar a destinação correta aos resíduos e o impacto que isso traz para o meio ambiente.

Utilize materiais com certificação ambiental

escolha dos materiais é uma etapa muito importante das construções sustentáveis. Nesse momento, é importante não se basear somente nos preços e, sim, no custo-benefício. Os materiais com baixo impacto ambiental podem ter custos mais elevados, mas são mais duráveis e exigem menos manutenção.

Veja alguns materiais que vale a pena utilizar nas suas construções sustentáveis:

  • madeira engenheirada: material carbono neutro, seguro, prático e versátil, que substitui o cimento e o concreto (materiais altamente poluentes);
  • telhados verdes: além de contribuir para a diminuição da temperatura, eles ajudam a drenar e captar a água da chuva;
  • placas fotovoltaicas: esse sistema ajuda na geração de energia limpa e econômica;
  • vidro inteligente: auxilia na redução do calor e na economia de energia;
  • cimento ecológico: além de garantir a sustentabilidade da obra, por ser um composto ecologicamente correto que auxilia na conservação do meio ambiente, esse material garante mais durabilidade e resistência;
  • piso intertravado: esse material reduz o risco de acidentes, inclusive para deficientes físicos e visuais, e, devido a sua alta taxa de permeabilidade, as águas escoam rapidamente, resultando em caminhos sem poças e superfície secas em menor tempo.

A Krona é uma marca que se preocupa com o meio ambiente e fabrica tubos, conexões e acessórios hidráulicos de acordo com os padrões de qualidade, as normas técnicas brasileiras e o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Além disso, a qualidade que entregamos começa pela nossa estrutura, construída com medidas sustentáveis e totalmente adaptada aos padrões de fabricação exigidos.

Se você é responsável por uma construtora, conte com a gente para adquirir tubos e conexões de qualidade para as suas construções sustentáveis. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.

Agora, se você é consumidor final e quer utilizar os produtos Krona nas suas obras e reformas, clique aqui para conhecer mais sobre as nossas soluções ou clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.