Caixa de descarga não para de encher: o que fazer?




O uso do vaso sanitário com caixa de descarga acoplada é cada vez mais comum em residências e estabelecimentos comerciais, por ser uma opção prática, moderna e que contribui esteticamente para a decoração do banheiro. Porém, ao longo do tempo, se não forem feitas as verificações e manutenções periódicas do aparelho sanitário, podem ocorrer alguns problemas, como a entrada excessiva de água na caixa de descarga, que resulta em vazamentos.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

O excesso de umidade também pode causar limo, ferrugem e dissolver as borrachas (esse último também ocorre devido ao cloro proveniente da rede de tratamento de água). Se a caixa de descarga do seu vaso sanitário não para de encher após ser acionada, o primeiro passo é identificar o motivo do problema para, então, fazer o reparo necessário.

O que pode estar acontecendo?

Como falamos, a entrada excessiva de água na caixa de descarga resulta em vazamentos no sistema hidráulico. Os principais sinais de que estão ocorrendo vazamentos no sistema são:

  • fio de água escorrendo pela louça da bacia sanitária;
  • barulho da caixa de descarga enchendo ininterruptamente;
  • conta de água com consumo excessivo e fora do normal.

Os motivos mais prováveis do enchimento irregular e excessivo da caixa de descarga são um defeito no botão de acionamento da descarga ou falta de regulagem na boia interna. Se notar alguma dessas situações, é hora de fazer o reparo necessário para resolver o problema.

Como consertar a caixa de descarga que não para de encher?

Os problemas na caixa de descarga, dependendo da gravidade, podem ser resolvidos por você mesmo ou, se for algo mais complexo, por um profissional especialista em hidráulica. Ao identificar algum dos problemas que citamos anteriormente, você saberá se o conserto deve ser no botão de acionamento da descarga ou se é preciso efetuar a regulagem da boia. 

Seja qual for o caso, o primeiro passo é fechar o registro de água. Assim como a energia precisa ser desligada em reparos e instalações elétricas, a água também precisa parar de correr para iniciar um conserto. Com o registro fechado, vamos à solução de cada uma dessas situações.

Problema no acionamento da descarga

Normalmente, o botão da descarga emperra por causa de algum defeito na mola de acionamento. Com isso, a caixa continua enchendo sem parar, como se alguém estivesse acionando a descarga continuamente. Para resolver esse problema, siga o passo a passo abaixo.

  1. Abra a tampa da caixa acoplada com o auxílio de uma chave de fenda (ou a válvula onde se aciona a descarga, caso você não tenha um vaso sanitário com caixa acoplada).
  1. Encontre um conjunto com molas e remova os parafusos, usando a chave de fenda novamente.
  1. Depois, desmonte o sistema de acionamento da descarga. Com isso, você vai conseguir visualizar a parte interna da válvula.
  1. Nesse momento, verifique se as borrachas e as partes de plástico do reparo (peça que fica presa na tampa junto com a mola) estão muito gastas. Se estiverem, será necessário substituir a peça inteira por uma nova.
  1. Se elas não estiverem gastas, verifique se há sujeira acumulada nas paredes da válvula, que pode estar travando o acionamento do sistema. Outra dica é introduzir um arame fino dentro da válvula, para ver se não há alguma sujeira interna obstruindo o reparo. Se esse for o problema, faça a limpeza da peça e desemperre o botão de acionamento.
  1. Depois de realizar a substituição ou a limpeza do sistema, monte a caixa acoplada ou a válvula de parede novamente. No caso da caixa acoplada, tome cuidado para que a tampa não fique em contato com a alavanca da descarga.
  1. Em seguida, verifique se o vazamento cessou. Se não resolver, pode ser algo mais complexo, que depende da análise de um especialista.

Problema na regulagem da boia

No caso do vaso sanitário com caixa acoplada, existe uma boia que controla o fluxo de água. Quando a regulagem dessa peça não está correta, a caixa enche mais do que deveria e ocorrem os vazamentos. Para resolver, é necessário regular novamente a boia da descarga, seguindo o passo a passo abaixo. 

  1. Abra a tampa da caixa acoplada com o auxílio de uma chave de fenda.
  1. Localize os dois parafusos de plástico que ficam na haste da boia. O parafuso da esquerda é o que controla a entrada de água. 
  1. Faça o ajuste apertando levemente o parafuso da esquerda para que entre menos água no sistema. É importante realizar esse ajuste periodicamente, pois é natural que o parafuso se solte com o tempo e o controle de água na caixa pode ficar desregulado novamente.
  1. Outra opção para regular a pressão na boia da caixa de descarga é instalar uma válvula redutora de pressão no canal de alimentação do reservatório. Assim, fica mais fácil regular a pressão manualmente quando houver necessidade.

Outros sinais de vazamentos

Além do enchimento irregular da caixa de descarga, você pode acabar identificando outros tipos de vazamentos. Listamos alguns deles para você também saber como resolver a situação nesses casos.

Água vazando dentro da bacia sanitária

O primeiro sinal desse tipo de vazamento é um fio de água escorrendo sem parar dentro da bacia. Muitas vezes, não é fácil notar esse vazamento, principalmente se for pequeno. Uma dica é colocar um pedaço de papel higiênico na parede interna da bacia e observar se ele ficará molhado ou seco. Se molhar mesmo sem você ter acionado a descarga, é sinal de que está vazando. Esse é um problema comum e, normalmente, o motivo é o desgaste natural das peças que compõem o mecanismo da caixa acoplada, atingindo principalmente o tampão e o anel de vedação. Nesse caso, é indicado contar com a ajuda de um profissional especializado, para avaliar a situação e fazer o reparo correto.

Água vazando no chão

Se você nota que sai água por baixo da bacia sanitária ao acionar a descarga, o problema pode ser nos parafusos que a conectam ao chão. Porém, se mesmo depois de apertar esses parafusos o vazamento continuar, o problema, provavelmente, é no anel de vedação, que liga a bacia ao tubo de esgoto. Nesse caso, será necessário retirar a bacia sanitária para verificar a situação do anel de vedação. Por isso, também é indicado contar com a ajuda de um profissional especialista no assunto.

Agora que você já sabe como identificar e consertar os principais tipos de vazamento na caixa de descarga, temos mais uma dica importante: é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados na hora de fazer a instalação hidráulica do seu projeto e, claro, utilizar produtos de qualidade. A Krona possui uma linha completa de produtos hidráulicos, com qualidade certificada de acordo com normas brasileiras e internacionais, que garantem mais segurança para a sua obra ou reforma.

Além disso, se tiver mais dúvidas sobre esse assunto, é só acessar o FAQ da Krona aqui, para encontrar as respostas que procura.


Categoria: Sua Casa
Tags: Banheiro caixa de descarga



16 respostas para “Caixa de descarga não para de encher: o que fazer?

  1. Quanto tempo demora para encher a descarga. Que regulei a entrada da agua para nao vazar pelo ladrao pirem demora demais para encher e ae c abrir muito a agua vaza pelo ladrao e escorre pela bacia. O que fazer?

  2. Eu já vi cinco vídeos sobre esse tema e agora esse texto. Todos mencionam caixa de descarga vazando, mas com a caixa cheia. Isso é combinado?
    Não é possível que eu seja o único que está com a caixa de descarga vazia e vazando. A água entra pela torre e escorre logo pro vaso sanitário.

    1. Maria, conforme explicamos no texto, em casos como esse, os motivos mais prováveis são: cordão de acionamento da descarga rompido, borracha de vedação gasta e boia interna desregulada. Caso não identifique nenhum desses fatores na sua caixa de descarga, o ideal é localizar na sua região uma loja de reparos hidráulicos para contar com a ajuda de um profissional. Se notar alguma dessas situações, é hora de agir para resolver o problema.

  3. Minha cx acoplada enche até o limite e continua dia e noite enchendo, mas
    não escorre dentro do vaso, por onde será o vasamento e o que devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


Torneira para jardim: qual a importância desse acessório?

Os jardins e áreas verdes estão conquistando cada vez mais espaço nas casas e até mesmo nos apartamentos. Se a … [ Ver mais ]


Qual o melhor: registro de esfera, de gaveta ou de pressão?

Os registros são peças indispensáveis em qualquer instalação hidráulica. Eles são responsáveis por controlar ou bloquear o fluxo de água, … [ Ver mais ]


Produtos Krona para tubulação de esgoto secundário

Já falamos aqui no blog sobre os produtos Krona essenciais para as tubulações de esgoto primário. Hoje, é a vez … [ Ver mais ]



Inspiração diária

krona tubos e conexões

Retrospectiva: os queridinhos Krona em 2021
[ Ver mais ]



Tags


#ambiente#CaixaDeEsgoto#caixadegordura#CaixaDeInspeção#CaixaDePassagem#chuveiro#chuveirobico#chuveirobicomando#chuveiromonocomando#chuveiromonocomando # chuveirobicomando#conexões#construçãocivil2022#decoração#dicas#elétrica#instalaçãochuveiro#instalações#instalaçõeselétricas#LinhaElétrica#loja#lojista#NBR5410#planejamentodeobra#pós-pandemia#queridinhoskrona2021#registro#retrospectiva#retrospectivakrona2021#sualoja#tendências2022#tiposdeiluminação#tubos#vendedora krona é showacessóriosacústicaadesivoságuaÁgua friaágua pluvialágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoaplicações sifãoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatestados de qualidadeatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa acopladacaixa d'águacaixa de areiacaixa de areia kronacaixa de descargacaixa de gorduracaixa de gordura da sua obracaixa de gordura kronacaixa de inspeção de esgotocaixa de inspeção de esgoto kronacaixa de passagemcaixa de passagem elétricacaixa de passagem elétrica de embutircaixa de proteção com tomadacaixa sifonadaCaixadePassagemcaixas da kronacaixas elétricascaixas kronacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacase de sucessocerâmicaCertificaçõescertificações de qualidadechurrasqueirachuveirochuveiro elétricochuveiromonocomandocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscomo usar o whats para vendercompracondomínioConexõesconexoesconexões de esgotoconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstrução residencialconstruirconstrutoracontrole de estoquecontruçãocontruirCorescovid19CozinhaCozinha Americanacpvccpvc e pprCPVC Kronacrescimento de vendascuidadoscustosdecorDecoraçãodecoração com pvcDenishowDenishow respondedesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicas de gestãodicodiferenciaisdivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidadúvidase-commerceEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraencanamento de pvcenergia elétricaengenheiroenvernizarenvernizar móveis de madeiraerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoesgoto secundárioespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaestratégia de marketingeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxofluxo de águaformas de pagamentoFornecedorafuncionalgaragemgarantiagastando poucogessogestão de equipesgestão de estoquegestão de lojaglossáriogranitogrelhaGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação água quenteinstalação CPVCinstalação de água quenteinstalação de esgotoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinstalar caixa de gordurainteriorInvernoisolamento socialJanelasjardimjardinagemjunta elásticakronakrona tubos e conexõeslaminadolareiralavabolavatórioledleituralifestyleLimpezalimpeza de ralolinha de esgotolinha de esgoto kronalinha elétricalinha esgoto kronaLinha hidráulicalinha pprlinha soldávellivelojaloja de construçãoloja de materiais de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojas de materiais de construçãolojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramanta asfálticamantasmanutençãomarketingmarketing da kronamármoremateriaismateriais básicosmateriais de construçãomateriais elétricosmateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheiromeu projetomidias sociaisminha lojaminha loja no facebookminimalismomix de produtosmodelomodelosmontagemmontessorianomóveis de madeiramóveis planejadosmóvelmudançasNBRnegócionormasnormas brasileiraso que evitaro que fazerobraobrasofraonlineorçamentosOrganizaçãoorganizepagamentosPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhaPBQP-Hpdvpeças fundamentaispedidopendentepequenopiaPinturapiscinapisopisospituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopressão na águapreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutividadeprodutosprodutos certificadosprodutos de qualidadeprodutos kronaprofissionaisprojetoprojeto elétricoProjeto hidráulicopvcQDCQDCsQuadro de Distribuiçãoquadros de distribuição da kronaqualidadequalidade acústicaqualificadosquarentenaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo linearralo secoralo sifonadoralosreaproveitamentoredes sociaisreformareforma e construçãoreforma hidráulicareforma no banheiroreformarreformar o banheiroregistroregistro de esferaregistro de esferarregistro de gavetaregistro de pressãoRegistrosregistros kronaregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevenda de materiais de construçãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosistema de esgotosofásoldávelsoluçãoSUA LOJAsuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotemperaturatendênciaTendênciastendenciastermofusoratermosterrenotesteteste de qualidadetestes de qualidadetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatipos sifãotorneiratorneira kronatorneira para jardimtorneira pingandotrabalhar em casatransformação digitaltrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos de esgototubos de pvctubos e conexõestubos e conexoestubos e conexões de cpvctubos e conexões de esgototubos e conexões de pprtubos para água quentetubos pvctuboseconexoestubulaçãotubulação de água quentetubulação de esgototubulação elétricatudo o que você precisa saberUmidadeusar o instagram na lojause kronausekronautensíliosvacinasválvulaválvula de retençãovantagensvarejovaso sanitáriovazamentovazamento dicasVDIvendasvender maisvender material de construção no whatsvender na internetvida útilvinílicovitrinewashi tapewhatsapp para venderwood frameworkshops