Caixa de descarga não para de encher: o que fazer?

O uso do vaso sanitário com caixa de descarga acoplada é cada vez mais comum em residências e estabelecimentos comerciais, por ser uma opção prática, moderna e que contribui esteticamente para a decoração do banheiro. Porém, ao longo do tempo, se não forem feitas as verificações e manutenções periódicas do aparelho sanitário, podem ocorrer alguns problemas, como a entrada excessiva de água na caixa de descarga, o que resulta em vazamentos. O excesso de umidade também pode causar limo, ferrugem e dissolver as borrachas (esse último também ocorre devido ao cloro proveniente da rede de tratamento de água).

Se a caixa acoplada do seu vaso sanitário está apresentando vazamentos e não para de encher após ser acionada a descarga, o primeiro passo é identificar o motivo do problema.

Quer ouvir o post? Aperte o play:

O que pode estar acontecendo?

Os principais sinais de que estão ocorrendo vazamentos no sistema são:

1 – ao verificar dentro do vaso sanitário, é possível ver um “fio de água” escorrendo pela louça;
2 – você ouve o barulho da caixa enchendo ininterruptamente;
3 – a conta de água apresenta um consumo excedente.

Em casos como esse, os motivos mais prováveis são: cordão de acionamento da descarga rompido, borracha de vedação gasta e boia interna desregulada. Caso não identifique nenhum desses fatores na sua caixa de descarga, o ideal é localizar na sua região uma loja de reparos hidráulicos para contar com a ajuda de um profissional. Se notar alguma dessas situações, é hora de agir para resolver o problema.

Como fazer o conserto?

Os problemas na caixa de descarga, dependendo da gravidade, podem ser resolvidos por você mesmo ou, se for algo mais complexo, por um profissional especialista em hidráulica. Ao identificar algum dos problemas que citamos anteriormente, você saberá se o conserto deve ser no cordão de acionamento da descarga, se deve ser feita a troca da borracha de vedação ou se é preciso efetuar a regulagem da boia. Seja qual for o caso, em primeiro lugar, feche o registro de água. Assim como a energia precisa ser desligada em reparos e instalações elétricas, a água também precisa parar de correr para iniciar um conserto. Agora vamos à solução de cada uma dessas situações.

Problema no acionamento da descarga: normalmente, o botão da descarga emperra por causa de algum detrito na mola. Nesse caso, é preciso abrir a caixa acoplada e fazer a limpeza da peça. Ao montar a caixa novamente, tome cuidado para que a tampa não fique em contato com a alavanca da descarga. Se essa limpeza não resolver, pode ser algo mais complexo, que depende da análise de um especialista.

Problema na vedação: a borracha de vedação é a peça que evita que a água caia para dentro do vaso sanitário. Justamente por ser de borracha, ela acaba ressecando e se desgastando com o tempo, por causa do cloro da água. Para resolver esse problema, é preciso trocar a peça.

Problema na regulagem da boia: as caixas acopladas possuem um ladrão por onde a água excedente do nível de segurança acaba escapando. Quando a regulagem não está correta, a caixa enche mais do que deveria e ocorrem os vazamentos. Para resolver, é necessário regular novamente a boia. Primeiro, abra a tampa da caixa acoplada; na haste da boia, você verá dois parafusos de plástico. O parafuso que fica sempre à esquerda é o que regula a entrada de água. Caso você note que a caixa de descarga está cheia demais, aperte um pouco esse parafuso para que entre menos água no sistema. É importante realizar esse ajuste periodicamente.

Se você tem mais dúvidas sobre esse assunto, acesse o Faq da Krona clicando aqui. Aproveite também para conhecer os nossos produtos.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.