Guia de sobrevivência para lojistas e representantes

Ninguém está totalmente preparado para enfrentar uma crise, nem mesmo o empreendedor mais prevenido. A pandemia no Brasil fez com que muitos lojistas e representantes precisassem reinventar seus negócios e repensar suas atitudes, para não serem tão impactados pela crise da Covid-19.

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Em todos os estados, o funcionamento de estabelecimentos comerciais, como as lojas de materiais de construção, foi interrompido por alguns meses. Se esse foi o seu caso e você ainda sente os impactos da pandemia no seu negócio ou quer estar preparado para os desafios que podem surgir daqui para frente, veja nossas dicas e saiba como manter a sobrevivência da sua loja de materiais de construção.

Continue cuidando da sua saúde e da saúde dos seus colaboradores

Se a pandemia nos ensinou alguma coisa, foi que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar, inclusive nos ambientes de trabalho. Por isso, cuidar da sua saúde e da saúde dos seus colaboradores deve ser uma das suas prioridades como lojista.

Mesmo com o avanço da vacinação e a flexibilização das regras de proteção, continue incentivando seus colaboradores e clientes a usar máscara. Os impactos da Covid-19 deverão durar por um bom tempo e, por mais que não pareça, manter esse cuidado faz toda a diferença no sucesso da sua loja.

Estude e proteja o seu fluxo de caixa

Mesmo com o pior momento da crise já superado, é importante manter os pés no chão e se preparar para o futuro e para os impactos da pandemia que ainda atingem as empresas. O primeiro passo é estudar a situação da sua empresa: avalie quanto você tem no caixa, quais são os seus custos, como está o seu fluxo de caixa diário e o que mudou desde que a pandemia no Brasil começou. Com isso, você vai identificar as despesas que podem ser cortadas em casos de crise e em que momento você deve fazer isso.

O consumidor pode ir até você, mas você também deve ir até ele

Um dos desafios provocados pela crise foi a necessidade de encontrar novas formas de chegar até o público. Se você não trabalhava com e-commerce antes da pandemia, provavelmente teve que começar a negociar alguns produtos em redes sociais, WhatsApp ou sites relacionados ao seu negócio. Se não fez isso, está mais do que na hora de começar.

Oferecer serviços de entrega dos seus produtos para clientes que não podem ir até a loja, por exemplo, também pode ser um grande diferencial do seu negócio. São ações como essas que protegem e fortalecem a imagem da sua empresa.

Utilize as redes sociais a favor do seu negócio

uso das redes sociais para divulgar os seus produtos e serviços está cada vez mais importante. A pandemia fez com que o tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais aumentasse, ou seja, é lá que você precisa estar. Divulgue promoções nas redes sociais e no WhatsApp e mostre que você está disponível para ajudá-los pelos canais digitais. Ajudando seus clientes, você estará ajudando a sua empresa.

Não basta apenas reagir à crise, é preciso agir

O perfil de consumo das pessoas mudou e continuará mudando depois da pandemia. Então, estude a sua empresa, pesquise o mercado e planeje maneiras de se adaptar à nova realidade. Como falamos, explorar os canais digitais e os serviços de entrega podem ser uma ótima opção para se manter ativo daqui para frente.

Primeiras impressões do mercado de materiais de construção pós-pandemia

Como falamos, a economia ainda não se recuperou completamente dos impactos da pandemia e o mercado da construção civil precisou enfrentar diversos desafios durante esse período, como a necessidade de adequar o atendimento às regras sanitárias e a falta de produtos devido à alta demanda e à baixa oferta.

Ao mesmo tempo, o setor de varejo de materiais de construção foi um dos que menos sentiram os impactos da crise, pois as pessoas passaram mais tempo em casa e, com isso, a busca por materiais para reformas aumentou. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), as compras no varejo de materiais de construção cresceram 11% em 2020 e devem apresentar um aumento similar no final de 2021.

Além disso, também de acordo com o FGV IBRE, o segmento deve continuar crescendo em 2022, mesmo que de forma mais modesta, já que após a pandemia a disputa de outros mercados pelo bolso do consumidor será maior. Assim, fica claro que os desafios continuarão presentes no seu dia a dia como empreendedor, mas, com um bom planejamento e com boas estratégias de atendimento aos clientes, será mais fácil garantir a sobrevivência do seu negócio.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a enxergar novas possibilidades para a sua loja de materiais de construção. Inclusive, se estiver pensando em renovar o seu ponto comercial, temos algumas dicas para que a reforma da sua loja não acabe em dor de cabeça, é só clicar aqui.

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Além disso, para garantir que a sua loja tenha sempre produtos com qualidade certificada, conte com a Krona. Clique aqui e conheça nosso catálogo completo de tubos e conexões.

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