Reforma fácil: como evitar dor de cabeça

É só pensar em reforma que imediatamente você já pensa em ambientes bagunçados e cheios de materiais de construção e muitos problemas para resolver? Calma, não precisa ser assim. Seguindo alguns passos, é possível evitar a dor de cabeça que as obras podem causar e fazer uma reforma fácil e tranquila na sua casa. Veja os pontos mais importantes para você seguir e evitar a indesejada dor de cabeça das reformas.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

Faça um bom planejamento

Você já deve ter ouvido e lido isso inúmeras vezes, mas é fundamental que se lembre disso na hora de pensar em reformar: fazer um bom planejamento garante que muitos problemas sejam evitados na execução do seu projeto. Para começar, defina o seu objetivo: você quer reformar a casa toda ou só um ambiente? Depois, será preciso fechar orçamentos, combinar prazos e contratar fornecedores e profissionais especializados. Além disso, a NBR 16280/2014 – regulamentação que trata de reformas de edificações fixada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – obriga proprietários de apartamentos a informar ao síndico todos os detalhes sobre o plano de manutenção, por isso, fique atento a essa norma para evitar problemas futuros.

Contrate profissionais qualificados

Você pode buscar a indicação de amigos para encontrar profissionais qualificados para colocar a sua reforma em prática. Lembre-se que contratar um profissional “faz tudo” e que cobra mais barato pode parecer uma boa escolha na hora da contratação, mas até o fim da obra pode virar um problema. Afinal, só um profissional especializado será capaz de encontrar as soluções corretas para possíveis imprevistos e problemas durante a execução da obra.

Organize tudo que for relacionado à obra

Guarde e organize todos os orçamentos, contratos, notas fiscais e recibos relacionados à obra. Isso vai evitar dores de cabeça em relação ao escopo do serviço, aos prazos e às garantias de produtos instalados durante a reforma.

Reforme um cômodo por vez

Se você pretende reformar a casa toda e quer fazer isso morando nela, precisa ter o dobro de organização. Por isso, planeje reformar um cômodo de cada vez, pensando no orçamento disponível para cada intervenção. A reforma de um cômodo por vez evita que a sua casa vire um grande canteiro de obras e ajuda a diminuir seus gastos.

Prefira modificações mais simples

Se você não quer fazer uma reforma completa, mas quer dar uma renovada na sua casa, existe uma outra opção para evitar que essa pequena reforma gere grandes dores de cabeça: usar alternativas simples para dar um toque diferente à sua casa. Veja algumas ideias que separamos para você se inspirar:

– use adesivos para os azulejos da cozinha ou do banheiro, evitando trocar todo o revestimento;

mude a cor das paredes;

– adesive móveis ou eletrodomésticos (como as geladeiras) para dar uma nova cara e uma nova cor a eles;

– use pastilhas adesivas para o revestimento da área do box ou para algum detalhe na cozinha;

– renove a pintura de móveis de madeira, como banquetas e armários;

– crie objetos decorativos reaproveitando materiais, como tubos de PVC.

Escolha produtos de qualidade

Usar produtos de excelência é mais um ponto que faz toda a diferença para uma obra sem problemas. Avalie se a marca que você escolheu para a sua obra tem boas certificações. Você pode conferir os atestados de qualidade da Krona clicando aqui.

Como você viu, é possível fazer uma reforma fácil e tranquila, sem dor de cabeça. Com as nossas dicas, você vai conseguir pensar em sua reforma e colocá-la em prática sem lembrar daquela imagem bagunçada que falamos no início. Conte com os produtos Krona: acesse nosso site e conheça a nossa linha completa.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.