

O mercado da construção civil e o varejo estão passando por diversas mudanças e tornando-se cada vez mais competitivos, possuindo inúmeros desafios tais como gestão de estoque, otimização dos processos financeiros (como o planejamento e o controle de contas a receber), fidelização e relacionamento com os clientes e a concorrência acirrada. Nesse cenário, é imprescindível que lojistas e comerciantes preparem seus negócios para acompanhar essas mudanças e, assim, poderem se destacar no mercado.
As novas tecnologias fazem parte desse processo que está revolucionando não só o varejo da construção, mas todo o setor econômico. Nesse sentido, a inovação é uma necessidade urgente, que vem assombrando muitos negócios.
Partindo desse contexto, neste artigo, vamos abordar os principais desafios de inovar no varejo e apresentar algumas dicas práticas que podem ajudar você a superá-los e impulsionar o desenvolvimento da sua loja. Continue lendo e confira!
1 – Resistência às mudanças necessária para inovação
Toda a inovação gera mudanças, e isso pode impactar diversos processos do negócio, desde a compra de materiais até a operação da loja. Essas mudanças podem assustar alguns gestores e suas equipes que já estão acostumados com os processos consolidados e ficam receosos de abrir espaço e se aventurar ao novo.
Enfrentar esses medos e receios é fundamental para que seja possível implementar novas tecnologias e otimizar a gestão e o funcionamento dos comércios. O primeiro passo para isso é o diálogo. Assim, promova conversas e workshops com seus colaboradores a respeito das inovações propostas, explicando seus funcionamentos e destacando os benefícios que essas soluções podem gerar. Ao entender o propósito e o valor das mudanças, fica muito mais fácil da equipe aceitar e contribuir para que a implementação seja bem sucedida.
Faça com que as pessoas afetadas pelas mudanças se sintam participantes, ouvindo as preocupações e os envolvendo em todo processo, para que se sintam co-criadores da inovação proposta, além de criar espaços para experimentação com eles.
2 – Custo da implementação
Um dos desafios mais comuns que os lojistas enfrentam ao inovar em seus negócios é o custo de implementar essas tecnologias. Ao contratar softwares que vão contribuir para gestão ou qualquer outra solução tecnológica, é necessário fazer investimentos que variam bastante conforme o tipo e o tamanho da ferramenta a ser implementada.
Para não deixar que o custo seja um obstáculo na inovação de seu negócio, é necessário utilizar estratégias para viabilizar essa implementação e garantir que o processo ocorra de forma saudável para sua empresa. Confira algumas dicas que podem contribuir nessa etapa.
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Comece com soluções de menor custo
Invista primeiro em soluções mais baratas, mas que vão trazer impactos significativos para seu negócio, como sistemas de gestão de estoque ou ferramentas de atendimento automatizado. Assim, é possível garantir resultados mais rápidos, que até vão contribuir para ampliar o investimento futuro em inovação.
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Priorize tecnologias alinhadas ao seu negócio
Hoje em dia, há muitas tecnologias disponíveis para diversos tipos de negócios. Por isso, é importante pesquisar bem antes de contratar qualquer serviço ou ferramenta e analisar quais as opções fazem mais sentido para sua empresa.
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Aproveite linhas de crédito e incentivos
Felizmente, há diversas linhas de créditos disponíveis que podem contribuir com o orçamento para sua implementação tecnológica. Então, busque financiamentos, principalmente os voltados para inovação, e programas de incentivo oferecidos por instituições que podem te ajudar nessa modernização.
3 – Necessidade de capacitar a equipe
Para que a inovação traga os resultados esperados para seu negócio, contar com uma equipe capacitada é um ponto de partida para a implementação. Esse é um desafio que envolve tempo e metodologia de treinamentos, mas que faz toda a diferença para quem quer inovar. Afinal, não adianta você contar com uma super tecnologia e não ter em seu time de colaboradores pessoas aptas para operar.
Por isso, invista em treinamentos, workshops e capacitações para sua equipe. Além disso, valorize colaboradores que demonstram iniciativa e interesse por participar da implementação. Essa motivação pode facilitar a colaboração da equipe como um todo.
4 – Mudança no comportamento do consumidor
Com o avanço da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais exigentes com sua forma de comprar. Nesse ponto, o desafio é proporcionar o que o cliente espera para conseguir mantê-lo e até mesmo atrair novos consumidores. Por isso, investir em uma experiência de compra mais inovadora, como a possibilidade de e-commerces e outras plataformas de compras onlines, pode ser o diferencial do seu negócio.
5 – Integração de canais
Integrar os diversos canais de uma loja, como estoque, vendas e outras operações utilizando tecnologia, é um dos grandes desafios enfrentados pelos lojistas que buscam mais facilidade no seu dia a dia e bons resultados para seu negócio. Por isso, contar com sistemas de gestão que possibilitam essa integração é uma ótima alternativa para quem precisa de uma solução mais enxuta e fácil de administrar.
Agora que você já sabe quais são os principais desafios da inovação no varejo e as boas práticas que podem ajudar a enfrentá-los, vai ser mais fácil e seguro implementar novas soluções tecnológicas para seu negócio.
Além do que vimos até aqui, contar com parceiros e fornecedores que também entendem a importância da inovação pode ser ainda mais benéfico para seu negócio. Afinal, ter produtos inovadores nas prateleiras aumenta a autoridade da sua loja e demonstra sua preocupação em vender soluções que estão alinhadas com seu propósito e que acompanham as transformações no setor da construção civil.
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