Caixa de descarga não para de encher: o que fazer?

O uso do vaso sanitário com caixa de descarga acoplada é cada vez mais comum em residências e estabelecimentos comerciais. Essa opção é prática, moderna e contribui esteticamente para a decoração do banheiro.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Porém, ao longo do tempo, se não forem feitas as verificações e manutenções periódicas do aparelho sanitário, podem ocorrer alguns problemas. Entre eles, está a entrada excessiva de água na caixa de descarga, que resulta em vazamentos.

O excesso de umidade também pode causar limo, ferrugem e dissolver as borrachas. Esse último problema também pode ocorrer devido ao cloro proveniente da rede de tratamento de água. Se a caixa de descarga do seu vaso sanitário não para de encher após ser acionada, o primeiro passo é identificar o motivo do problema para, então, fazer o reparo necessário.

 

O que pode estar acontecendo?

Como falamos, a entrada excessiva de água na caixa de descarga resulta em vazamentos no sistema hidráulico. Os principais sinais de que existe vazamento no sistema são:

  • fio de água escorrendo pela louça da bacia sanitária;
  • barulho da caixa de descarga enchendo sem parar;
  • conta de água com consumo excessivo e fora do normal.

Os motivos mais prováveis do enchimento irregular e excessivo da caixa de descarga são:

  • defeito no botão de acionamento da descarga;
  • falta de regulagem na boia interna. 

Se notar alguma dessas situações, é hora de fazer o reparo necessário para resolver o problema.

Como consertar a caixa de descarga que não para de encher?

Os problemas na caixa de descarga, dependendo da gravidade, podem ser resolvidos por você mesmo. Se for algo mais complexo, é importante contar com um profissional especialista em hidráulica.

Ao identificar algum dos problemas que citamos, você saberá se o conserto deve ser no botão de acionamento da descarga ou se é preciso efetuar a regulagem da boia. Seja qual for o caso, primeiro, feche o registro de saída de água.

Assim como a energia precisa ser desligada em reparos e instalações elétricas, a água também precisa parar de correr para iniciar um conserto. Com o registro fechado, vamos à solução de cada uma dessas situações.

Problema no acionamento da descarga

Normalmente, o botão da descarga emperra por causa de algum defeito na mola de acionamento. Com isso, a caixa continua enchendo sem parar, como se alguém estivesse acionando a descarga continuamente. Para resolver esse problema, siga o passo a passo abaixo.

  • Abra a tampa da caixa acoplada (ou a válvula de acionamento da descarga, caso você não tenha caixa acoplada) com o auxílio de uma chave de fenda.
  • Encontre um conjunto com molas e remova os parafusos, usando a chave de fenda novamente.
  • Depois, desmonte o sistema de acionamento da descarga. Com isso, você vai conseguir visualizar a parte interna da válvula.
  • Verifique se as borrachas e as partes de plástico do reparo (peça que fica presa na tampa com a mola) estão muito gastas. Se estiverem, será necessário substituir a peça inteira por uma nova.
  • Se elas não estiverem gastas, verifique se há sujeira acumulada nas paredes da válvula, que pode estar travando o acionamento do sistema. Outra dica é introduzir um arame fino dentro da válvula, para ver se não há alguma sujeira interna obstruindo o reparo. Se esse for o problema, faça a limpeza da peça e desemperre o botão de acionamento.
  • Depois de realizar a substituição ou a limpeza do sistema, monte a caixa acoplada ou a válvula de parede novamente. No caso da caixa acoplada, tome cuidado para que a tampa não fique em contato com a alavanca da descarga.
  • Em seguida, verifique se o vazamento cessou. Se a caixa voltar a acumular água, pode ser algo mais complexo, que depende da análise de um especialista.

Problema na regulagem da boia

No caso do vaso sanitário com caixa acoplada, existe uma boia que controla o fluxo de água. Quando a regulagem dessa peça não está correta, a caixa enche mais do que deveria e ocorrem os vazamentos.

Para resolver, é necessário regular novamente a boia da descarga, seguindo o passo a passo abaixo.

  • Abra a tampa da caixa acoplada com o auxílio de uma chave de fenda.
  • Localize os dois parafusos de plástico que ficam na haste da boia. O parafuso da esquerda é o que controla a entrada de água.
  • Faça o ajuste apertando levemente o parafuso da esquerda para que entre menos água no sistema.Realize esse ajuste regularmente, pois o parafuso pode se soltar com o tempo, desregulando o controle de água na caixa novamente.
  • Outra opção para regular a pressão na boia da caixa de descarga é instalar uma válvula redutora de pressão no canal de alimentação do reservatório. Assim, fica mais fácil regular a pressão manualmente quando houver necessidade.

Outros sinais de vazamentos

Além do enchimento irregular da caixa de descarga, você pode acabar identificando outros tipos de vazamentos. Listamos alguns deles para você também saber como resolver a situação nesses casos.

Água vazando dentro da bacia sanitária

O primeiro sinal desse tipo de vazamento é um fio de água escorrendo sem parar dentro da bacia. Muitas vezes, não é fácil notar esse vazamento, principalmente se for pequeno.

Para identificar se é esse o problema, a dica é colocar um pedaço de papel higiênico na parede interna da bacia. Depois, observe se ele ficará molhado ou seco. Se molhar mesmo sem você ter acionado a descarga, é sinal de que está vazando.

Com o vazamento identificado, veja como descobrir a causa e solucionar o problema.

  • Em primeiro lugar, verifique como está a regulagem da alça da válvula de descarga. Se ela estiver muito justa, o tampão (peça que compõe o mecanismo da caixa de descarga) não fecha completamente. Isso permite que a água passe por ele aos poucos. Nesse caso, a solução é ajustar essa regulagem.
  • Se o problema não for esse, pode ter ocorrido o desgaste natural do tampão e do anel de vedação da caixa acoplada. Aqui, a solução é realizar a troca dessas peças. Para isso, é indicado contar com a ajuda de um profissional, para avaliar a situação e fazer o reparo de forma correta.

Água vazando no chão

Esse é um vazamento mais fácil de identificar. O primeiro sinal de que há algo de errado com a caixa de descarga é a água escorrendo pelo chão ou saindo por baixo da bacia sanitária ao acionar a descarga. Nesse caso, também temos duas possíveis causas e soluções.

  • Verifique a situação dos parafusos que conectam a bacia sanitária ao chão, pois o problema pode estar ali. Se eles estiverem soltos, basta apertar os parafusos para solucionar o vazamento.
  • Se a água continuar vazando no chão depois disso, o problema pode ser no anel de vedação. Essa é a peça que liga a bacia ao tubo de esgoto. Para verificar a situação dessa peça, será necessário retirar a bacia sanitária. Nesse caso, também é indicado contar com a ajuda de um profissional especialista no assunto.

Agora que você já sabe como identificar e consertar os principais tipos de vazamento na caixa de descarga, temos mais uma dica importante. Contar com a ajuda de profissionais na hora de fazer a instalação hidráulica do seu projeto é muito importante. Além disso, utilizar produtos de qualidade também faz toda a diferença.

A Krona possui linhas completas de produtos hidráulicos, como a Linha Água Fria Krona, com qualidade certificada de acordo com normas brasileiras e internacionais. Essa certificação garante mais segurança para a sua obra ou reforma.

Também investimos constantemente em inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O objetivo é oferecer a você produtos com alta durabilidade para suas instalações.

Então, na hora de construir ou reformar, você já sabe: conte com a Krona. Clique aqui e encontre a loja revendedora mais próxima de você.

Agora, se você é lojista e ainda não possui produtos Krona na sua loja, está esperando o quê? Clique aqui, seja um revendedor Krona e ofereça as melhores opções em produtos hidráulicos para os seus clientes.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.