7 dicas para controle de estoque

Se você tem uma loja de materiais de construção, sabe que o controle de estoque é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras da gestão. Sem um estoque bem organizado, fica muito mais difícil administrar o fluxo de entrada e saída de produtos, o que pode gerar diversos problemas para a rotina e a lucratividade do seu negócio

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Manter um estoque que facilite o acesso e a boa conservação dos materiais, além do controle das quantidades, contribui diretamente para diminuir os desperdícios e melhorar o atendimento ao cliente.

Está com dificuldade nessa organização? Nós podemos ajudar você. Com mais de 30 anos de experiência no mercado e 8 unidades espalhadas pelo Brasil, a Krona sabe muito bem a necessidade e o que é preciso para manter um estoque funcionando bem. Neste artigo, reunimos algumas dicas e boas práticas que podem contribuir para uma gestão mais eficiente. Continue lendo e confira!

1 – Adote um sistema de gestão de estoque

Sistema de gestão de estoque

Utilizar sistemas ou aplicativos específicos para controle de estoque se tornou uma prática cada vez mais comum, já que essas tecnologias de automação permitem que você monitore os produtos em tempo real, emita relatórios com dados sobre a quantidade, o custo de cada produto, custo total em estoque e outras facilidades. 

Contar com essas ferramentas é ideal para minimizar erros, como o desperdício de produtos, facilitar os processos de compras de materiais e ajudar a equipe na hora de vender algum item.

2 – Faça inventários periódicos

Inventários

Um sistema automatizado é um grande aliado no controle de estoque, mas a contagem física dos produtos é uma ação essencial para essa gestão. Auditorias periódicas ajudam a identificar possíveis furos no estoque, evitar perdas e corrigir problemas antes que impactem a operação e o seu bolso. 

Para saber de quanto em quanto tempo é necessário fazer o inventário, é preciso avaliar o volume de produtos do seu estoque e a rotatividade dos itens na sua loja, assim fica mais fácil decidir entre uma frequência semanal, mensal, semestral ou anual.

3 – Categorize os produtos

Categorização de produtos

Na missão de manter o estoque mais organizado, criar uma classificação para os produtos é uma ótima alternativa, principalmente para as lojas de grande porte. Uma das metodologias mais usadas nesse processo de organização é a curva ABC, que separa os itens conforme sua relevância. 

  • Classe A: produtos de maior valor e menor quantidade no estoque;
  • Classe B: itens de valor intermediário e quantidade moderada;
  • Classe C: produtos de menor valor, mas em maior quantidade.

Adotando essa abordagem, é possível focar a atenção nos itens que mais impactam o faturamento e ter o acesso mais rápido e facilitado aos produtos em geral. 

4 – Mantenha um estoque mínimo

Estoque mínimo de produtos

Você não quer perder vendas porque não tem o produto que o seu cliente procura, não é? Por isso, é fundamental estabelecer um estoque mínimo de produtos, analisando o tempo que leva para comprar e repor essa mercadoria antes que acabe. Essa estratégia permite reposições mais bem planejadas e melhora o fluxo de caixa, garantindo o equilíbrio entre oferta e demanda dos itens do seu estoque.

5 – Controle o giro de estoque

Manter um estoque parado por muito tempo é um sinal de alerta que pode representar prejuízo para o caixa da sua loja. Para evitar esse problema, é preciso monitorar indicadores, como tempo médio de reposição e a demanda real dos produtos, isso facilita a tomada de decisões estratégicas, reduzindo custos operacionais e melhorando o controle da entrada e saída de mercadoria da sua loja.

6 – Organize o seu estoque

A organização é um fator muito importante para manter uma loja de sucesso. Com um estoque organizado, fica mais fácil e rápido encontrar os produtos e evitar erros na conferência  dos materiais na hora do inventário. Para organizar, separe os produtos nas prateleiras por tipo de material, marca, tamanho, cor ou outra característica e use etiquetas de identificação nas prateleiras para facilitar a busca.

7 – Conte com bons fornecedores

Para uma boa gestão de estoque, contar com bons fornecedores faz toda a diferença. Marcas confiáveis garantem produtos de qualidade, entregas pontuais e melhores condições de negociação, reduzindo riscos de falta ou excesso de mercadorias. Por isso, escolha fornecedores reconhecidos e certificados, com histórico positivo e alinhados às suas necessidades.

Como pudemos ver, o controle de estoque é fundamental para a gestão e para a lucratividade de uma loja de materiais de construção. Com a adoção das práticas que vimos até agora, é possível reduzir custos, prevenir erros e garantir um atendimento mais ágil e eficaz ao cliente.

Se quiser saber mais sobre como manter o estoque equilibrado, as vendas aquecidas e os clientes sempre satisfeitos, baixe o nosso e-book gratuito sobre gestão de estoque e veja ainda mais dicas para realizar essa tarefa de forma inteligente. 

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