Como resolver problemas de baixo fluxo de água

O baixo fluxo de água é um problema muito comum, que dificulta os momentos mais simples do dia a dia, como lavar a louça, higienizar as mãos e tomar um banho relaxante e confortável no final do dia. Além disso, o baixo fluxo de água, com o tempo, também pode provocar problemas mais sérios, como a queima de aparelhos, chuveiros e aquecedores de água, e o desperdício, que resulta no aumento da conta de água.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Esse problema tem ligação com a pressão da água no sistema hidráulico e pode ter diversas causas, desde as más condições de registros e torneiras até problemas na estrutura da tubulação. Porém, antes de falarmos sobre essas causas, entenda como fazer o cálculo para medir o fluxo de água na sua casa ou no seu estabelecimento comercial.

Como medir o fluxo de água

A fórmula utilizada para calcular o fluxo de água é: 

Quantidade = Velocidade x Área. 

A seguir, veja o passo a passo desse cálculo.

1 – Para calcular a velocidade, marque um trecho de 6 metros em um tubo. Deixe um objeto flutuador na marca inicial e registre quantos segundos ele leva para atingir a marca final. Divida os metros pelos segundos, por exemplo: se ele levar 15 segundos para percorrer os 6 metros, o cálculo será 6/15 = 0,4 metros por segundo, que é a velocidade da água na tubulação.

2 – Para medir a área, use o mesmo trecho de 6 metros e amarre uma corda ou fio de um lado a outro da corrente de água. Divida a corda em partes iguais, marque essas partes e meça a profundidade da corrente em cada uma delas. Some os resultados e divida pelo número de partes. Por exemplo:

  • se você dividiu o trecho em 5 partes e a profundidade de água de cada uma delas foi 15, 20, 25, 30 e 35 centímetros, some esses valores para chegar no resultado de 125 centímetros;
  • divida pelo número de partes: 125/5 = 25 centímetros ou 0,25 metros;
  • multiplique esse valor final pela largura da corrente de água (nesse caso, 6 metros): 0,25 x 6 = 1,5 m² de área.

3 – Use os resultados da velocidade e da área para identificar o fluxo de água, usando a fórmula Quantidade = Velocidade x Área. Seguindo os exemplos anteriores, esse cálculo ficaria assim:

0,4 x 1,5 = 0,60 m³ por segundo. 

4 – Multiplique o resultado por 1000 para chegar no valor final: 0,60 x 1000 = 600 litros de água por segundo. Esse é o fluxo de água da tubulação. 

>> Dica: você também pode utilizar um sensor de fluxo de água, também conhecido como “chave de fluxo” ou “fluxostato“. Ele é instalado na tubulação para detectar a diminuição ou o aumento da vazão de água e sinalizar, por meio de sinais luminosos ou sonoros, quando há problemas no fluxo.

Mas o que causa o baixo fluxo de água, afinal?

Agora sim, vamos às principais causas do baixo fluxo de água. Veja, a seguir, quais são elas e saiba como identificar e corrigir esses problemas.

Condições dos registros e das torneiras

Essa é a causa mais simples para o baixo fluxo de água, mas pode passar despercebida. Não abrir completamente os registros pode diminuir a vazão das torneiras e dos chuveiros, então certifique-se de que estão bem abertos. Além disso, verifique se a torneira utilizada é de baixo ou alto fluxo e se ela foi instalada corretamente. Torneiras mal instaladas, antigas ou de má qualidade também prejudicam a pressão da água.

Acúmulo de partículas

O acúmulo de partículas pode estar bloqueando a passagem de água, entupindo a tubulação. Para ter certeza de que esse é o problema, desmonte a torneira e limpe o cartucho (peça cilíndrica). Se esse for o problema, a pressão da água deve melhorar após a limpeza.

Bolhas de ar

Quando ocorre falta de água, bolhas de ar podem entrar na tubulação que parte do reservatório. Essas bolhas formam uma barreira para a passagem de água. Para descobrir se esse é o problema e remover as bolhas, abra todas as torneiras ao mesmo tempo e, por último, o chuveiro. Não deixe o chuveiro muito tempo aberto e desligue a resistência, pois a passagem de ar pode queimar o aparelho. Se, depois disso, o problema persistir, consulte um profissional. Uma dica é instalar tubos de ventilação na caixa-d’água, chamados de “ventilação de coluna”, que impedem a entrada de bolhas de ar na tubulação e melhoram o desempenho de torneiras, chuveiros e descargas.

Vazamentos

Se você já descartou os problemas anteriores ou se o baixo fluxo de água está afetando apenas um local e não todos os cômodos do imóvel, a causa pode ser um vazamento no sistema hidráulico. Nesse caso, é importante procurar um profissional especializado para auxiliar na resolução do problema.

Problemas no planejamento da tubulação

O diâmetro, o percurso e o estado de conservação da tubulação também fazem a diferença no fluxo de água. Por exemplo: se há muitas curvas e quebras entre a caixa-d’água e a torneira, a pressão da água será reduzida. Por isso, é importante que um sistema hidráulico seja planejado de forma que o caminho percorrido pela água seja o mais simples possível, para que ela chegue com mais força no destino final. Além disso, desgastes na tubulação ou consertos malfeitos também dificultam a passagem de água.

Problemas na instalação da caixa-d’água

A altura da caixa-d’água também influencia na pressão da água, por isso, se ela não foi instalada em uma parte mais alta da casa, a pressão tende a ser menor. Para identificar se o baixo fluxo de água está sendo causado por problemas estruturais como esse, consulte um profissional para fazer um diagnóstico e indicar as mudanças necessárias para melhorar o fluxo.

Agora que você já sabe como identificar e resolver problemas de baixo fluxo de água, lembre-se: é muito importante contar com profissionais especializados na hora de fazer a instalação hidráulica do seu projeto e, claro, utilizar produtos de qualidade. A Krona possui uma linha completa de produtos hidráulicos, que garantem mais segurança e durabilidade para a sua instalação.

Se tiver mais dúvidas sobre instalações hidráulicas, acesse o FAQ da Krona aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.