A importância do projeto para uma reforma ou construção

Dar início a uma obra de construção ou reforma sem ter um projeto definido é uma falha grave, mas muito comum. É preciso ter em mente que a sua elaboração funciona como um seguro contra imprevistos, servindo para especificar e detalhar todos os itens envolvidos na obra. O projeto da edificação servirá também para determinar as quantidades de material empregado em cada cômodo, minimizando perdas e evitando a falta de material.

Quem faz o projeto é um profissional da engenharia ou da arquitetura, que deve sempre auxiliar na escolha dos materiais adequados para cada ambiente. Além das partes aparentes, como móveis e revestimentos, o projeto deve prever instalações elétricas e hidráulicas, executadas de acordo com as normas de segurança, o que é fundamental para o conforto e a segurança dos moradores.

Outro ponto importante de um projeto de interiores é prever um bom espaço de circulação e o uso adequado da luz. Falta ou excesso de iluminação, uso de luz branca em locais que pedem cores mais quentes e instalação de lâmpadas inadequadas para o tipo de ambiente são erros comuns quando não se prevê um bom projeto de iluminação.

projeto-02

Informe-se!

É comum a falta de informação sobre os procedimentos necessários para a execução de uma obra – desde a contratação dos profissionais envolvidos na elaboração dos projetos até a documentação necessária para se obter as devidas autorizações legais exigidas pelos órgãos públicos. Por isso, é importante buscar conhecimento antes de dar início a uma reforma ou construção. Confira um passo-a-passo que pode ajudar:

  1. Contratação de profissionais habilitados e qualificados.
  2. Elaboração do projeto arquitetônico.
  3. Elaboração do projeto hidrossanitário e de prevenção de incêndios.
  4. Emissão das ARTs no Crea por parte dos profissionais contratados.
  5. Elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC).
  6. Solicitação do alvará de construção na prefeitura.
  7. Execução dos projetos complementares e orçamento.
  8. Matrícula CEI da obra na Receita Federal/INSS.
  9. Execução da obra.
  10. Solicitação do Habite-se na prefeitura.
  11. Emissão do CND na Receita Federal/INSS.
  12. Averbação do registro no Cartório de Registro de Imóveis.
X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.